Linha de seguros de créditos da Cosec potenciou 600 milhões de euros em exportações em 2020

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2021

A Cosec adiantou que desde o seu lançamento em 2009, a linha de seguros de créditos à exportação de curto prazo com garantia do Estado "já garantiu mais de dois mil milhões de euros".

A linha de seguros de créditos à exportação de curto prazo com garantia do Estado, gerida pela Cosec, potenciou, no ano passado, 600 milhões de euros em exportações, com um aumento de 14% no número de mercados cobertos.

Em comunicado, a Cosec, que atua na área dos seguros de crédito, adiantou que desde o seu lançamento em 2009, esta linha “já garantiu mais de dois mil milhões de euros, potenciando exportações de 7,8 mil milhões de euros, e já foi procurada por cerca de duas mil empresas que vendem para mercados fora da OCDE”.

O instrumento, que foi agora renovado “tem novas condições de cobertura e abrange mercados de destino situados fora da OCDE”, adiantou a Cosec, acrescentando que, “com a adesão a esta linha, as empresas exportadoras portuguesas ficam protegidas nas suas vendas para mercados de maior risco, e podem potenciar novos negócios a nível internacional”.

Citada na mesma nota, Maria Celeste Hagatong, presidente do Conselho de Administração da Cosec, adiantou que “o crescimento do número de empresas que procuram esta solução com garantia do Estado é revelador da necessidade dos exportadores portugueses de garantir as suas vendas, sendo igualmente de destacar o aumento do número de países de destino das vendas destas empresas, o que demonstra o potencial de diversificação de mercados desta linha de seguro com garantia do estado”.

A Cosec, em parceria com o IAPMEI, lançou “um vídeo de divulgação desta linha, demonstrando as condições e as vantagens em aceder a este instrumento de mitigação de risco”, indicou a organização na mesma nota.

A Cosec é responsável pela “gestão do Sistema de Seguro de Créditos com Garantia do Estado português, para apoiar as empresas na sua exportação e internacionalização para países de risco mais agravado”, recordou a entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha de seguros de créditos da Cosec potenciou 600 milhões de euros em exportações em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião