ANA vai analisar decisão do regulador da aviação, mas ainda acredita no projeto Montijo

Depois da ANAC ter travado a construção do aeroporto do Montijo, a ANA Aeroportos de Portugal vai "analisar os termos jurídicos apresentados".

A ANA Aeroportos de Portugal “vai analisar os termos jurídicos apresentados pela ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil]” para decidirem não fazer a apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo. ANA continua a acreditar no projeto.

Perante a decisão tomada pela ANAC e divulgada esta terça-feira, a ANA indicou, em comunicado, que tomou conhecimento da mesma e “vai analisar os termos jurídicos apresentados pela ANAC, não coincidentes com os pareceres jurídicos do Professor Doutor Vital Moreira e do Professor Doutor Paulo Otero, anexos ao requerimento entregue”.

Apesar do sucedido, a ANA continua a acreditar que a solução proposta para o Montijo é a que “melhor responderá aos interesses do país” e que ajudará no “desenvolvimento económico e retoma do setor do turismo”.

Esta terça-feira o regulador da aviação revelou que não iria fazer a apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto do Montijo devido à “inexistência do parecer favorável de todas as câmaras municipais dos concelhos potencialmente afetados”.

Segundo a ANAC, “no âmbito da instrução do pedido, a ANA anexou, entre outros elementos, pareceres das Câmaras Municipais dos concelhos potencialmente afetados, quer por superfícies de desobstrução, quer por razões ambientais, sendo de assinalar a existência de dois pareceres favoráveis, dois desfavoráveis e a não apresentação de parecer por uma das câmaras”.

O Governo também já reagiu ao indeferimento e decidiu avançar com um processo de Avaliação Ambiental Estratégica que mantém Montijo como opção, mas volta a colocar em cima da mesa o aeroporto em Alcochete.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ANA vai analisar decisão do regulador da aviação, mas ainda acredita no projeto Montijo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião