Hoje nas notícias: CGD, bazuca e “cheques” para elétricos

  • ECO
  • 2 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

No dia em que se celebra um ano do primeiro caso de Covid-19 em Portugal, a pandemia é tema central nos principais jornais nacionais. Há elevado risco de fraude do plano de recuperação e o vice-presidente do BCE avisa que os governos têm de gastar mais. Apesar do impacto do vírus, a Caixa Geral de Depósitos multiplicou por quatro os prémios aos trabalhadores.

Governo tira “cheques” para elétricos de passageiros às empresas

O Governo vai deixar de dar “cheques” para apoiar as empresas na compra de carros elétricos de passageiros. No âmbito do apoio à Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, as pessoas coletivas ficam excluídas, passando apenas a estar disponíveis os benefícios para particulares, isto ao mesmo tempo que é reforçada, este ano, a verba destinada a financiar parte do valor gasto com a aquisição de bicicletas elétricas. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

“Governos têm de gastar”, diz Luis de Guindos

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) garante que a inflação não está a preocupar a instituição, que irá continuar a assegurar condições de financiamento favoráveis. Luis de Guindos avisa, no entanto, que os países têm de fazer a sua parte. “Os governos têm de gastar para combater as consequências da pandemia e, depois de esta estar resolvida e a recuperação económica ganhar dinamismo, os países deverão voltar a reduzir os desequilíbrios orçamentais”, diz, alertando que “é importante que a retirada do estímulo orçamental seja muito gradual”. Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude

Há um elevado risco de fraude associado ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em especial de duplicação da utilização do dinheiro pelos mesmos candidatos. O aviso é feito pelo think thank Risco de Fraude e Recursos Financeiros da União Europeia, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que inclui vários magistrados, investigadores da Judiciária, elementos do Tribunal de Contas, da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), entre outros. O grupo considera necessária a criação de um sistema informático que permita a identificar rapidamente estes casos. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Caixa multiplica por quatro prémios aos trabalhadores

Os prémios que os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) receberam, que contemplam também incentivos e recompensas por mérito, atingiram quase 10 milhões de euros em 2020, o último ano do plano de reestruturação imposto por Bruxelas ao banco estatal. Este valor é quatro vezes superior àquele pago pela instituição há cinco anos (2,3 milhões de euros em 2016). Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

PS quer deixar autarquias com planos de resgate baixarem IMI

O PS decidiu avançar com uma proposta no Parlamento para que as autarquias que tenham recorrido ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) em 2012 possam praticar a taxa de IMI que desejem e não apenas a taxa máxima, como está atualmente inscrito na lei. O partido propõe também que as câmaras que paguem o empréstimo que na altura contraíram junto do Estado fiquem livres das obrigações constantes no acordo, sem serem alvo de sanções e eliminando as pendentes. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: CGD, bazuca e “cheques” para elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião