Indústria não chega para travar recessão na Zona Euro

Índice dos gestores de compras (PMI) subiu em fevereiro devido à indústria, mas ainda não o suficiente para mostrar crescimento. Serviços fechados pelos confinamentos são a principal preocupação.

A economia da Zona Euro estará a entrar numa nova recessão devido ao impacto dos confinamentos na indústria da região. A projeção é feita pela consultora IHS Markit, que divulgou esta quarta-feira dados finais do índice compósito dos gestores de compras (PMI) de fevereiro. No mês passado, o indicador cresceu, mas continuou aquém do mínimo que indica crescimento.

O PMI — que é visto como barómetro da saúde das economias — fixou-se em 48,8 pontos em fevereiro, o que representa uma revisão em alta face à estimativa rápida de 48,1 e uma subida em relação aos 47,8 pontos de janeiro. No entanto, qualquer valor abaixo de 50 significa contração em vez de crescimento económico.

De acordo com o IHS Markit, o aumento está em grande parte relacionado com o reforço da indústria dado que grande parte das fábricas europeias mantém-se a operar, mas as restrições à generalidade das restantes áreas da economia preocupam.

Uma quarta queda mensal consecutiva na atividade empresarial coloca a economia da zona do euro no rumo de uma dupla recessão“, alerta Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit. “Enquanto muitas empresas de hospitalidade no setor de serviços continuam em dificuldades devido às restrições relacionadas com a Covid-19, a indústria está a ter um bom desempenho e a aliviar o impacto económico geral do confinamento”.

Nos primeiros dois trimestres de 2020, a economia da Zona Euro contraiu devido ao impacto do primeiro confinamento. Após uma retoma durante o verão, houve novo recuo de 0,7% no último trimestre do ano passado. Apesar dos receios ligados às novas estirpes, a expectativa é que a vacinação massiva possa impulsionar a recuperação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria não chega para travar recessão na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião