Portugal com 3.º maior recuo da UE nas vendas a retalho em janeiro ao caírem 10,9%

  • Lusa
  • 4 Março 2021

Portugal registou o terceiro maior recuo nas vendas a retalho da UE, com este indicador a cair 10,9%, na variação homóloga. As maiores quedas foram registadas na Áustria e Eslováquia.

As vendas a retalho recuaram em janeiro na Zona euro e na União Europeia (UE), com Portugal a registar a terceira maior quebra homóloga, de 10,9%, divulga esta quinta-feira o Eurostat.

De acordo com dados do gabinete estatístico europeu, face a janeiro de 2020, o volume das vendas a retalho diminuiu 6,4% na Zona euro e 5,4% na UE. Na comparação com dezembro, as vendas a retalho recuaram 5,9% na zona euro e 5,1% na UE.

Na variação homóloga, as maiores quebras nas vendas a retalho registaram-se na Áustria e Eslováquia (-16,8%), Eslovénia (-13,0%) e Portugal (-10,9%), enquanto as principais subidas foram observadas na Estónia (8,0%), Bélgica (4,2%) e Finlândia (3,8%).

Face a dezembro, a Áustria (-16,6%), a Irlanda (-15,7%) e a Eslováquia (-11,1%) registaram as principais diminuições das vendas a retalho e a Suécia (3,5%), a Bulgária (1,8%) e a Estónia (1,7%).

Em Portugal, as vendas a retalho caíram 4,8% de dezembro para janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com 3.º maior recuo da UE nas vendas a retalho em janeiro ao caírem 10,9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião