Empresários pedem que Beja seja considerada para o aeroporto

  • ECO
  • 7 Março 2021

Infraestrutura a meio caminho entre Lisboa e o Algarve poderia resolver o impasse e dinamizar turismo na região, diz associação NERBE. Consultora sugere também ligação ferroviária de alta velocidade.

Empresários da região do Baixo Alentejo defendem que Beja deve ser considerada como alternativa para a expansão do aeroporto de Lisboa, segundo noticia este domingo o Dinheiro Vivo (acesso livre). O pedido foi feito depois de, esta semana, ter surgido um novo impasse para a construção da infraestrutura no Montijo, colocando Alcochete de novo em cima da mesa.

Filipe Pombeiro, presidente da NERBE – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, considera que valorizar o aeroporto de Beja, uma infraestrutura já existente que está “a meio caminho entre Lisboa e o Algarve”, poderia resolver o impasse e dinamizar o turismo na região. A consultora FIRMA, de Bernardo Theotónio-Pereira e Bernardo Pires de Lima, criou igualmente uma equipa de trabalho para apresentar “uma proposta concreta e viável focada no combate à desertificação do território nacional e na eficiente utilização dos recursos existentes”. Propõem que o Aeroporto Portugal Sul seja acompanhado pela criação da ligação ferroviária de alta velocidade nacional.

A opção de Alcochete voltou a estar em cima da mesa quando, no início da semana, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) anunciou que não vai fazer a apreciação prévia da viabilidade da construção do Aeroporto Complementar no Montijo, por haver municípios afetados pela infraestrutura que deram parecer desfavorável ao empreendimento.

No rescaldo da decisão, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação informou que vai avançar, no quadro da expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, para a realização de um processo de Avaliação Ambiental Estratégica. Em simultâneo, o Governo aprovou também esta sexta-feira à noite, em Conselho de Ministros eletrónico, uma proposta de lei que elimina o veto autárquico na construção de um novo aeroporto, que será submetida à Assembleia da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresários pedem que Beja seja considerada para o aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião