Tribunais abrem e prazos deixam de estar parados. Mas a partir de quando?

Diploma que prevê que tribunais reabram e que as audiências de julgamento retomem, bem como o fim da a suspensão dos prazos judiciais, tem ainda de ser aprovado pelo Parlamento.

Os Tribunais vão reabrir, as audiências de julgamento retomam e é levantada a suspensão dos prazos judiciais. Resta saber exatamente quando. No plano de desconfinamento, apresentado na quinta-feira por António Costa, é dito que “foi aprovada a proposta de lei, a submeter à Assembleia da República, que estabelece cessação da suspensão dos prazos processuais e procedimentais, mantendo-se, todavia, as precauções destinadas a garantir a realização em segurança de diligências e outros atos processuais e procedimentais, que reclamem a presença física dos intervenientes”.

Ou seja: tudo volta ao normal mas com a ressalva que tudo o que seja presencial tem de respeitar as normas de segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde.

Mas tem ainda de se esperar que o diploma seja aprovado na Assembleia da República, o que deverá acontecer na próxima semana.

Em janeiro, face ao aumento do número de casos de Covid-19 em Portugal, os prazos judiciais foram suspensos, bem como as diligências judiciais, tirando as relativas aos processos urgentes que são, por exemplo, os que têm arguidos em prisão preventiva ou processos nos tribunais e Família e Menores que envolvam crianças com menos de 12 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunais abrem e prazos deixam de estar parados. Mas a partir de quando?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião