Cerca de 70% das empresas já voltou ou espera voltar ao nível pré-pandemia

  • Lusa
  • 12 Março 2021

Do total de empresas inquiridas realizado pelo Banco de Portugal, 35% já voltou ao nível de atividade normal e 36% das empresas esperam recuperar o nível pré-pandemia.

Cerca de 70% das empresas já voltou ou espera voltar ao nível de atividade pré-pandemia, sinalizaram esta sexta-feira economistas do departamento de estudos económicos do Banco de Portugal (BdP).

De acordo a análise “Economia numa imagem” publicada esta sexta-feira, da autoria das economistas do departamento de estudos do BdP Ana Sequeira e Cristina Manteu, com base na última edição do Inquérito Rápido e Excecional às Empresas do BdP/INE, do total de empresas inquiridas, 35% já voltou ao nível de atividade normal e 36% das empresas esperam recuperar o nível pré-pandemia.

Segundo a análise realizada sobre as expectativas das empresas sobre o retorno ao nível normal de atividade, 25% afirmou que não sabe se vai voltar e 4% referiu que não espera voltar ao nível pré-pandemia.

Segundo o inquérito realizado na primeira quinzena de fevereiro, as vendas de 65% das empresas respondentes (ponderadas pelo seu volume de negócios) situavam-se ainda abaixo do nível normal.

A situação é diferenciada entre setores, referem. “Os serviços de informação e comunicação, a construção e a indústria, menos afetados pelas medidas de contenção, apresentam uma maior proporção de empresas que já voltaram ao nível normal”, indicam.

Em contraste, acrescentam, “nos serviços que envolvem contactos pessoais, a proporção de empresas que não esperam retomar um nível de atividade normal é maior, sinalizando um risco de perda de capacidade produtiva”.

O alojamento e restauração destaca-se por apresentar a menor percentagem de empresas que já voltou ao normal e a maior proporção de empresas que espera ficar permanentemente abaixo do nível pré-pandemia, sinalizam.

Nos transportes e armazenagem, no comércio e no alojamento e restauração sobressai também a percentagem de empresas que não sabem se recuperarão ou não o nível normal, o que poderá refletir a incerteza quanto à evolução da pandemia e efeitos nas práticas e preferências dos agentes económicos, finalizam.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.630.768 mortos no mundo, resultantes de mais de 118,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 16.635 pessoas dos 812.575 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 70% das empresas já voltou ou espera voltar ao nível pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião