Hoje nas notícias: Vacinação, teletrabalho e autárquicas

  • ECO
  • 18 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os partidos vão apresentar propostas de alterações ao Código do Trabalho para que acréscimos nos gastos com água e energia sejam pagas por empresas em caso de teletrabalho. As listas para a vacinação incluem mortos, idosos que já foram vacinados e emigrantes. Os portugueses não querem que as eleições autárquicas sejam adiadas, de acordo com sondagem. E a falta de chips está a afetar a produção da Autoeuropa e da Bosch.

Partidos querem alargar despesas pagas por empresas devido ao teletrabalho

A utilização em massa do teletrabalho no último ano, por força da pandemia, levantou dúvidas que os partidos vão tentar resolver com propostas para alterar o Código do Trabalho. Os partidos vão alargar o leque de despesas que devem ser assumidas pelas empresas. O Bloco de Esquerda apresenta esta quinta-feira a sua proposta: o empregador deve assumir o acréscimo dos gastos com energia ou água. PS, PSD, PCP e PAN deverão apresentar propostas nas próximas semanas. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Listas de vacinação incluem mortos e idosos já imunizados

A lista de contactos dada pela Saúde à Câmara de Cascais para agendar a toma da vacina da Covid-19 inclui uma pessoa morta há 20 anos, idosos residentes em lares e já vacinados ou emigrantes. O presidente da autarquia diz que se trata de “um problema generalizado”. “As bases de dados estão desatualizadas”, disse Carlos Carreiras. A Sindicato Independente dos Médicos e a Associação de Unidades de Saúde Familiar exigem ao Governo uma grande operação de atualização dos contactos dos pacientes. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Maioria dos portugueses não quer adiamento das autárquicas

Os portugueses não querem que as eleições autárquicas sejam adiadas. Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã mostra que 62% dos inquiridos discorda da ideia, enquanto 28% concorda com essa possibilidade e 10% não respondem por desconhecimento ou falta de opinião. O PSD propôs que as autárquicas fossem adiadas em um mês devido aos atrasos no plano de vacinação. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Falta de chips também afeta a produção na Bosch

Portugal está a ser afetado pela falta de chips devido à forte procura por computadores e de outros equipamentos que funcionam à base de semicondutores (chips). Face à escassez, a Autoeuropa vai suspender a produção durante a próxima semana e existem mais empresas nacionais a passar pelo mesmo problema – é o caso da Bosch de Braga que também está a ser afetada no fornecimento. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Portugal livre de censuras no défice e nas reformas

Devido à pandemia, a Europa resolveu suspender a aplicação das regras mais duras do Pacto de Estabilidade de forma a evitar que os países venham a ser processados por violarem as metas orçamentais. Como tal, Bruxelas vai abster-se de fazer recomendações (inclusive, censuras) aos países pelo facto de não estarem a avançar nas reformas estruturais previstas no semestre europeu e não vai julgar as Finanças por estarem a violar as regras do défice e do ajustamento orçamental. De acordo com a Comissão Europeia, “o Semestre Europeu será temporariamente adaptado para ser coordenado com o Mecanismo de Recuperação e Resiliência”. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Vacinação, teletrabalho e autárquicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião