Hoje na notícias: Vacinação, alunos e radares

  • ECO
  • 30 Março 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Para a campanha de vacinação em massa estima-se que seja necessário contratar mais de 5.000 profissionais de saúde, enquanto as medidas de apoio às famílias deverão custar 250 milhões de euros aos cofres públicos. Nota ainda para os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos, bem como para as multas de trânsito: só com os radares, foram passadas coimas no valor de mais de 45 milhões de euros em 2020.

Centros de vacinação vão precisar de mais de 5.000 profissionais

Para a campanha de vacinação em massa, a iniciar-se em abril, serão precisos cerca de 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 auxiliares. Um total de 5.200 profissionais, segundo as estimativas da task force que coordena o processo de imunização em Portugal. Para assegurar um ritmo mais rápido de vacinação, que permita que se vacinem mais de 100 mil pessoas por dia, serão precisos mais profissionais, embora fonte da task force adiante que os cálculos que permitirão saber quantos serão precisos ao certo ainda estão a ser efetuados. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Uma em cada cinco empresas dá cortes no emprego como permanentes

Um inquérito do Banco Europeu de Investimento (BEI) adianta que uma em cada cinco empresas em Portugal antecipa uma redução permanente no emprego. Porém, no setor dos serviços o impacto será ainda maior, com um terço das empresas a esperar este desfecho. O estudo mostra ainda que tanto em Portugal, como na União Europeia, 21% das empresas dizem esperar essa mesma redução permanente nos níveis de emprego. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo estima em 250 milhões impacto dos apoios sociais

O Governo voltou a recorrer ao antigo assessor de Cavaco Silva, Carlos Blanco de Morais, para analisar as alterações aos decretos-lei das medidas de apoio às famílias, trabalhadores independentes, sócios gerentes e profissionais de saúde. Em causa voltava a estar a violação da lei-travão, com o Governo a estimar mesmo em 40,4 milhões de euros o impacto mensal provocado pelas alterações, aprovadas por todos os partidos exceto o PS na Assembleia da República, e em 250 milhões euros o seu impacto anual. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Radares “caçam” mais de 45 milhões de euros em multas

Em Portugal, mais de 764 mil condutores foram identificados em excesso de velocidade em 2020, um aumento de 14,5% face a 2019, de acordo com um relatório da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Para além de ter sido o único tipo de infração a ter registado um aumento em 2020, rendeu multas de valor total de 45,8 milhões de euros. Considerando a totalidade das infrações, estas angariaram um mínimo de 83 milhões de euros para os cofres do Estado. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Metade dos alunos nem as competências básicas atingiu

Um estudo do IAVE — Estudo do Instituto de Avaliação Educativa concluiu que o ensino à distância trouxe consequências para os alunos, dado que cerca de metade deles não atingiu sequer as competências básicas. Uma das conclusões indica mesmo que os alunos mais velhos, de 14 anos, estão piores do que os colegas de oito anos que frequentam o terceiro ano. Face a isto, o Governo está a preparar um plano de recuperação das aprendizagens, para o qual será criado um grupo de trabalho. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje na notícias: Vacinação, alunos e radares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião