5 coisas que vão marcar o dia
Esta quarta-feira o Conselho das Finanças Públicas divulga novas projeções para 2021 e os anos seguintes. Já o Ministério do Trabalho avança com o livro verde sobre o futuro do trabalho.
Haverá um antes e um depois das moratórias bancárias a partir desta quarta-feira com o fim de uma fase de apoio incondicional e o arranque de uma nova fase de retirada gradual do apoio. Na bolsa, a Mota-Engil e a Vista Alegre apresentam os resultados de 2020. No Parlamento, os deputados debatem a presidência portuguesa da UE.
Fim das moratórias privadas e do período de adesão
31 de março é um dia que marca uma nova fase das moratórias bancárias. Esta quarta-feira termina o período de novas adesões ao regime público das moratórias bancárias — cuja vigência foi prolongada até 30 de setembro de 2021, período a partir do qual terão de começar a pagar juros e capital — que foi reestabelecido no início deste ano perante o impacto da deterioração da pandemia na economia e, além disso, os devedores começam a pagar os juros. Acresce que é também neste dia que terminam as moratórias privadas do crédito à habitação que envolviam 80 mil pessoas. Esta quarta-feira o Banco de Portugal atualiza os dados sobre o montante de crédito que está ao abrigo do regime das moratórias.
Mota-Engil e Vista Alegre divulgam resultados de 2020
As cotadas Mota-Engil e Vista Alegre vão divulgar esta quarta-feira os resultados da sua operação em 2020, um ano em que o PIB português caiu 7,6% e em que os lucros agregados das empresas do PSI-20 diminuíram significativamente. No primeiro semestre de 2020, a Mota-Engil registou um prejuízo de 5 milhões de euros, o que compara com um lucro de 8,1 milhões de euros no período homólogo. Já a Vista Alegre registou um prejuízo de 2,3 milhões de euros até setembro do ano passado, mas conseguiu um lucro de um milhão de euros no terceiro trimestre isolado.
Conselho das Finanças Públicas divulga novas projeções
O Conselho das Finanças Públicas vai divulgar esta quarta-feira as “Perspetivas Económicas e Orçamentais 2021-2025” em antecipação do Programa de Estabilidade que o Governo irá entregar ao Parlamento até 15 de abril. Este relatório da entidade liderada por Nazaré Costa Cabral trará novas previsões para o défice orçamental e o PIB nos próximos anos, mostrando o otimismo ou pessimismo do CFP com a retoma económica em Portugal. Na última previsão realizada em setembro, o Conselho apontava para um crescimento de 4,8% e um défice de 3,2% em 2021.
Ministério do Trabalho apresenta livro verde sobre o futuro do trabalho
O Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social vai apresentar esta quarta-feira o livro verde sobre o futuro do trabalho. A expectativa é que o Governo avance com a regulação do trabalho das plataformas digitais no âmbito deste livro verde. Além disso, o documento deverá abordar novas realidades aceleradas pela pandemia como é o caso do teletrabalho e dos nómadas digitais, mas também da emergência climática e a representatividade dos trabalhadores.
Parlamento debate União Europeia e vota propostas
Os deputados vão debater a União Europeia numa altura em que Portugal preside ao Conselho da UE até junho. Passados três meses do início da presidência portuguesa, o Parlamento e o Governo deverão fazer um balanço da atividade. De seguida serão votadas várias iniciativas dos partidos sobre as moratórias bancárias, o programa Apoiar e os prazos para a realização de assembleias gerais, entre outras.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}