Custo médio da mão de obra sobe 3,1% na UE. Portugal regista o maior aumento

Portugal foi o país onde o custo com a mão de obra mais aumentou (8,6%). O valor é mais alto do que a média registada na UE e na Zona Euro, de 3,1% e 2,9%, respetivamente.

No ano passado, os custos médios com a mão de obra aumentaram na generalidade dos Estados-membros da União Europeia (UE) e da Zona Euro. Excluindo o setor agrícola e a administração pública, o custo médio por hora passou de 27,7 euros na UE e 31,4 euros na Zona Euro para 28,5 e 32,3 euros, respetivamente. Na União Europeia, o crescimento 2020 foi, assim, de 3,1%, enquanto na Zona Euro foi apenas um pouco menos expressivo, ficando pelos 2,9%. E Portugal foi o país em que este custo mais cresceu.

De acordo com as estatísticas do Eurostat, divulgadas esta segunda-feira, dentro da Zona Euro, Portugal foi o país onde os custos com a mão de obra mais aumentaram (8,6%), seguindo-se a Lituânia (7,5%) e a Eslováquia (7%). Os aumentos menos significativos foram registados no Luxemburgo (0,5%), Finlândia (0,7%) e Holanda (0,8%). Na Zona Euro, apenas Malta, Chipre e Irlanda não registaram subidas nos custos por hora, diminuindo os encargos com a mão-de-obra em 4,7%, 2,7% e 2,7, respetivamente.

Já para os Estados-membros que não fazem parte da Zona Euro, o custo médio da mão de obra aumentou em todos os países, exceto na Croácia, onde diminuiu 1%. O maior aumento foi, novamente, em Portugal, superando as subidas verificadas na Hungria (7,9%), Bulgária (7,8%), República Checa (7,4%) e Roménia (7,2%). Já a Suécia e a Dinamarca foram os países onde o crescimento com os custos por hora foi menos expressivo, de 1,1% e 2%, respetivamente.

Bulgária e Dinamarca nos extremos

O custo médio por hora esconde, no entanto, diferenças significativas entre os Estados-membros da UE. A Bulgária é o país que apresenta o valor mais baixo (6,5 euros), seguindo-se a Roménia (8,1 euros) e a Hungria (9,9 euros). Estes valores contrastam com os custos mais elevados registados na Dinamarca (45,8 euros), Luxemburgo (42,1 euros) e Bélgica (41,1 euros).

Analisando os diferentes setores, é possível concluir que é na indústria que o custo por hora é mais elevado, de 28,8 euros na UE e 34,8 euros na Zona Euro. Na ponta oposta está o setor da construção, com 29,7 euros e 33,1 euros, por ordem na UE e na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custo médio da mão de obra sobe 3,1% na UE. Portugal regista o maior aumento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião