Petróleo cai quase 2% com maior oferta da OPEP+

O preço do barril de Brent negoceia abaixo dos 64 dólares, depois de os produtores de petróleo decidirem reduzir os cortes à produção.

O petróleo está a recuar esta segunda-feira, numa altura em que o aumento da oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) e o aumento da produção iraniana contrabalança com sinais de uma forte recuperação económica nos Estados Unidos e esperanças de uma recuperação mais ampla da procura em 2021.

Em Londres, contrato de Brent para entrega em junho cai 2,20% para 63,43 dólares o barril. Do outro lado do Atlântico, o contrato de Crude WTI para entrega em maio recua 2,13% para 60,14 dólares.

No início deste mês, a OPEP reviu em baixa de 5% a subida do consumo mundial, perante o impacto estimado das novas restrições na Europa para tentar conter a terceira vaga da pandemia.

A organização, e os aliados, decidiram também avançar com aumentos de produção mensais de maio a julho, reduzindo gradualmente os cortes na produção de petróleo a partir de maio. O grupo, que implementou cortes profundos desde o colapso do preço do petróleo devido à pandemia em 2020, concordou em reduzir as restrições à produção.

“A decisão da OPEP+, talvez impulsionada pelo aumento da produção iraniana com destino à China, provavelmente significa que vimos o melhor do rally do petróleo nos próximos meses”, disse Jeffrey Halley, da Oanda, citado pela Reuters.

Os investidores estavam também atentos às conversações indiretas entre o Irão e os Estados Unidos, como parte das negociações para reviver o acordo nuclear de 2015. No entanto, o Irão recusou conversações com os EUA, reiterando que iria negociar com a comissão conjunta de países abrangidos no acordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai quase 2% com maior oferta da OPEP+

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião