Nas notícias lá fora: Nova estirpe Brasil, acordo antipirataria e teletrabalho

Cientistas descobrem possível nova estirpe do coronavírus no Brasil, enquanto criadores de conteúdos assinam acordo pioneiro antipirataria em Espanha.

A pandemia continua a marcar a atualidade. No Brasil, cientistas descobrem uma possível nova estirpe do coronavírus que junta 18 mutações nunca anteriormente vistas. Em França, o teletrabalho veio provocar uma nova fratura entre empresas. Foi celebrado um acordo pioneiro em Espanha contra a pirataria de conteúdos. Os EUA propõem que os países possam tributar mais lucros empresariais com base nas receitas, enquanto a Bain Capital fecha negócio de oito mil milhões de dólares para comprar a Hitachi Metals.

Bloomberg

EUA querem alcançar acordo de tributação global

Os EUA propõem que os países possam tributar mais lucros empresariais com base nas receitas dentro das fronteiras, numa tentativa de alcançar um acordo de tributação global. Os EUA enviaram uma proposta aos cerca de 140 países participantes nas conversações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre tributação digital e taxas mínimas globais, uma oferta que poderia ajudar a levar as negociações anteriormente paradas a um consenso geral. O plano exige que os direitos fiscais sejam atribuídos com base numa fórmula que contabilize as receitas geradas num país específico, de acordo com a população. A proposta dos EUA seria formulada e aplicável a empresas multinacionais de todas as indústrias, e não apenas a empresas digitais.

Leia a notícia completa no Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Time24 News

Cientistas descobrem possível nova estirpe do vírus no Brasil

Uma possível nova estirpe do vírus Sars-CoV-2 foi descoberta na cidade brasileira de Belo Horizonte por cientistas locais, que detetaram a combinação de 18 mutações nunca anteriormente descritas, informaram fontes oficiais. “A equipa sequenciou 85 genomas de SARS-CoV-2 de amostras clínicas recolhidas da região metropolitana de Belo Horizonte e identificou dois novos genomas com uma coletânea de mutações ainda não descrita, caracterizando uma possível nova variante de SARS-CoV-2”. Contudo, os especialistas ainda investigam se esta nova variante tem uma maior transmissibilidade ou se causa quadros clínicos mais graves nos pacientes infetados.

Leia a notícia completa no Time24 News (acesso livre, conteúdo em inglês)

Cinco Días

Criadores de conteúdo assinam acordo antipirataria em Espanha

Foi celebrado um acordo pioneiro em Espanha contra a pirataria de conteúdos. Os operadores de telecomunicações e as indústrias culturais estabeleceram um pacto para proteger a propriedade intelectual e fazer frente comum ao acesso ilegal de conteúdos na Internet. É o primeiro protocolo a ser assinado em Espanha entre a indústria cultural, que inclui conteúdos audiovisuais, música e edição, e a indústria das telecomunicações contra a pirataria na Internet, disse quarta-feira o ministério da cultura e do desporto. O acordo será assinado esta quinta-feira pela “Coalición de Creadores e Industrias de Contenidos” juntamente com os parceiros e empregadores da Telefónica, Orange, Vodafone e MásMóvil, Euskaltel e Eurona. Estas telecomunicações são responsáveis por mais de 95% do mercado nacional.

Leia a notícia completa no CincoDías (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

Financial Times

Bain fecha negócio de oito mil milhões de dólares para comprar a Hitachi Metals

A Bain Capital, empresa americana de investimentos privados, está a fechar um negócio de oito mil milhões de dólares (6,7 mil milhões de euros) para comprar a Hitachi Metals. A japonesa anunciou recentemente que estava a comprar a empresa de software americana GlobalLogic por 9,6 mil milhões de dólares (oito mil milhões de euros), que se prevê ser a maior aquisição de sempre da empresa japonesa e pode melhorar a sua dívida para 28 mil milhões de dólares (23,5 mil milhões de euros). “Se a empresa monetiza algumas das participações nas restantes filiais cotadas, a Hitachi Construction Machinery e Hitachi Metals teria liquidez adicional para gerir a dívida total e alavancagem,” disse Motoki Yanase, responsável sénior de crédito da empresa Moody.

Leia a notícia completa em Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Les Echos

Há uma nova fratura entre as empresas sobre o teletrabalho

No último barómetro do Instituto Viavoice para L’Exploratoire Sopra Steria Next e o Les Echos, 80% dos gestores das grandes empresas dizem estar prontos para tornar o teletrabalho permanente, em comparação com 23% nas PME. Esta é uma verdadeira divisão que terá repercussões no recrutamento. De acordo com o último barómetro, a atitude dos gestores de empresas em relação ao teletrabalho está relacionada com a dimensão da empresa. No conjunto, 71% dos gestores afirmam que não querem perpetuar o teletrabalho. No caso de empresas com 20-99 empregados, 77% não tencionam ter os empregados a trabalhar à distância. Contrariamente a 80% dos gestores de grandes empresas, com mais de 1.000 colaboradores, estão prontos para fazer do teletrabalho uma característica permanente.

Leia a notícia completa no Les Echos (acesso condicionado, conteúdo em francês)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Nova estirpe Brasil, acordo antipirataria e teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião