Dia volátil nas bolsas trava ciclo de ganhos de Lisboa. EDP pesa

A praça lisboeta oscila entre ganhos e perdas nesta sessão, num dia sem tendência definida na Europa.

Depois de oito sessões consecutivas em alta, a bolsa nacional parece travar o ciclo de ganhos, arrancando a última sessão da semana em “terreno” negativo. Isto num dia sem tendência muito definida nas congéneres europeias, que negoceiam junto da linha d’água. Quedas da EDP penalizam o desempenho da praça lisboeta.

O PSI-20 cai 0,08% para os 5.026,04 pontos, oscilando entre o verde e o vermelho. As 18 cotadas dividem-se entre ganhos e perdas, sendo que as desvalorizações estão a pesar mais no índice de referência nacional.

O grupo liderado por Miguel Stilwell d’Andrade impulsionou os ganhos da bolsa nacional na última sessão, mas inverteu a tendência esta sexta-feira. A casa-mãe EDP perde 0,35% para os 5,184 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis segue com alguma volatilidade.

Já a Altri também inverte os ganhos da última sessão, recuando 0,78% para os 6,39 euros. A empresa anunciou que os acionistas vão votar, em assembleia-geral no dia 30 de abril, o pagamento de um dividendo de 25 cêntimos por ação. Para além disso, o ECO noticiou esta quinta-feira que a Altri fez um aumento de capital da Greenvolt de 69,95 milhões de euros.

Por outro lado, nos ganhos, destaque para o BCP, que sobe 0,08% para os 0,1196 euros, e para a Galp Energia, que valoriza 0,10% para os 9,854 euros. Já os CTT ganham 1,14% para os 3,555 euros, enquanto a Corticeira Amorim avança 0,39% para os 10,28 euros.

Pela Europa, o dia está também volátil, com a generalidade das praças a rondar a linha d’água. O Stoxx 600, que reúne as 600 principais cotadas do Velho Continente, arrancou a sessão inalterado, bem como o espanhol IBEX 35. Já o britânico FTSE 100 e o alemão DAX perdem 0,1%, enquanto o francês CAC 40 avança 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia volátil nas bolsas trava ciclo de ganhos de Lisboa. EDP pesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião