Produção automóvel sobe 8,6% no primeiro trimestre deste ano

No primeiro trimestre do ano, a produção automóvel registou um aumento face a período homólogo. De acordo com dados da ACAP, foram produzidos 83.882 automóveis nesses três meses.

A produção automóvel registou um aumento no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2020. Durante os primeiros três meses deste ano foram produzidos em território nacional 83.882 automóveis, um aumento de 8,6% face ao período homólogo.

Os números divulgados esta quarta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que, no primeiro trimestre deste ano, se registaram melhores índices de produção em todas as tipologias de veículos, em comparação com o mesmo trimestre de 2020. Houve uma subida de 12,1% no que toca à produção de ligeiros de mercadorias e de 8,0% no fabrico de ligeiros de passageiros. O aumento menos expressivo registou-se nos veículos pesados (2,3%).

Se olharmos apenas para os dados do mês de março, vemos que foram produzidos 29.218 automóveis, um crescimento de 70,9% em comparação com o mesmo mês em 2020. A subida neste último mês foi mais expressiva ao nível da produção de veículos pesados. No total, foram criados 393 veículos dessa natureza em março, um aumento de 89,9% face ao mês homólogo. Ao nível da produção de ligeiros de mercadorias, houve um aumento de 79,9% face ao mesmo mês de 2020.

E mesmo com a fábrica da Autoeuropa, a principal responsável pela produção de ligeiros de passageiros, a parar temporariamente a sua produção durante uma semana, devido à falta de chips, verificou-se uma subida de 68,5% na produção deste tipo de veículos, para um total de 23.062. Isto porque a comparação é feita com março de 2020, o mês em que a pandemia chegou a Portugal, o que veio também afetar os índices de produção.

Com a quase totalidade dos veículos que, em 2021, foram concebidos em Portugal a destinarem-se ao mercado externo (98%), os dados da ACAP revelam que a Europa (86,6%) é o principal mercado de exportação de veículos nacionais. Itália (14,8%), França (14,3%), Alemanha (14,0%), Espanha (12,3%) e Reino Unido (7,8%) são os países que lideram esta classificação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel sobe 8,6% no primeiro trimestre deste ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião