Direto João Leão estima que investimento suba 8% no próximo ano

O ministro das Finanças fez esta quinta-feira uma declaração ao país sobre o Programa de Estabilidade 2021-2025 aprovado em Conselho de Ministros.

O Programa de Estabilidade 2021-2025 foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros e será entregue à Assembleia da República até ao final do dia. Em antecipação, o ministro das Finanças, João Leão, fez uma declaração para apresentar aos portugueses os traços gerais deste documento que perspetiva a retoma económica após a pandemia. Tal como era esperado, o Governo reviu em baixa o crescimento do PIB em 2021 para os 4% e reviu em alta o défice orçamental para os 4,5%.

Quanto a 2022, o Executivo reviu em alta o crescimento da economia portuguesa para os 4,9% (3,4% no OE2021), regressando e ultrapassando nesse ano o nível de 2019, assim como o défice orçamental para os 3,2% do PIB (2,8% do PIB no OE2021). Assim, o Governo aproveita ligeiramente a folga dada pela suspensão das regras orçamentais europeias no próximo ano, mas deixando uma mensagem de que quer manter as contas públicas sustentáveis. Já a dívida pública só deverá regressar ao nível pré-crise em 2024.

Reveja aqui a declaração:

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Leão estima que investimento suba 8% no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião