Portugueses doaram 24,5 milhões dos impostos

  • ECO
  • 18 Abril 2021

No ano passado, as doações chegaram aos 24,5 milhões, um aumento de 9% face ao ano anterior, apoiando mais de quatro mil entidades. 16% dos agregados foram solidários no IRS.

A entrega do IRS é o momento de acertar contas com o Fisco, mas também pode ser um momento para se ser solidário, através da consignação de parte do imposto. E há cada vez mais portugueses a fazerem isso mesmo: no ano passado, as doações chegaram aos 24,5 milhões, um aumento de 9% face ao ano anterior, apoiando mais de quatro mil entidades.

De acordo com o Jornal de Notícias (acesso pago), que cita dados fornecidos pelo Ministério das Finanças, no ano passado (relativo ao imposto de 2019) foram 896 mil os agregados a consignarem parte do IRS, mais quase 50 mil face ao período transato. Estes 896 mil agregados representam 16% do total.

No global, estes portugueses consignaram, entre IRS e IVA, um total de 24,5 milhões de euros, sendo que 94% deste valor foi entregue a instituições de solidariedade social via imposto sobre os rendimentos.

Entre instituições de solidariedade social a fundações, passando por associações culturais e associações humanitárias de bombeiros, este ano são 4.399 as entidades a competirem pelas “doações” dos contribuintes, número que representa um aumento de 4,1% face às 4.226 entidades que estavam presentes nesta mesma lista no ano anterior, de acordo com a informação disponibilizada no Portal das Finanças.

Analisando esta listagem, vemos que 464 destas entidades estão localizadas no concelho de Lisboa – ou seja, 10,5% da totalidades das candidatas. No caso do concelho do Porto, esse valor baixa para as 171, o que corresponde a 3,9% do número total de entidades na luta por uma parcela do IRS ou do benefício fiscal dos consumidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses doaram 24,5 milhões dos impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião