Mobilidade dos portugueses bate recordes na terceira fase de reabertura

Os números da consultora PSE mostram que a mobilidade registou novos recordes com a terceira fase de desconfinamento. No fim de semana, portugueses foram a banhos.

No primeiro dia da terceira fase do desconfinamento, os níveis de mobilidade dos portugueses são já equivalentes aos verificados antes da pandemia. É a conclusão do painel de mobilidade da consultora PSE Analytics, que tem medido o pulso às deslocações da população nestes tempos de pandemia.

De acordo com a informação divulgada pela empresa, na segunda-feira, 19 de abril, dia em que os estabelecimentos puderam voltar a receber clientes no interior, apenas 31% dos portugueses não saíram de casa. A percentagem compara com a média de 25% da população que não saía de casa durante o dia antes da chegada da pandemia.

O Índice de Mobilidade da PSE “é um indicador em que a base 100 corresponde à mobilidade na situação pré-Covid”. Os dados de segunda-feira, 19 de abril, apontam para uma leitura de 102, ou seja, uma mobilidade ligeiramente “superior ao índice de mobilidade que existia antes da pandemia”.

Apesar dos níveis serem equivalentes aos registados antes da Covid-19, a consultora ressalva que tal “não quer dizer que as características da mobilidade, nomeadamente origens e destinos e dimensões de cada viagem, sejam exatamente as mesmas” do período pré-Covid. Aliás, são “bastante distintas existindo mesmo uma ‘nova mobilidade'”, considera a empresa.

Com efeito, os dados da consultora mostram uma tendência decrescente clara à medida que entraram em vigor as várias fases do plano de desconfinamento. Na primeira fase, 39% das pessoas ficaram em casa; na segunda fase, 34%; e, agora, dia 19, 31%. Os níveis registados já não se viam desde a semana que antecedeu o Natal.

Portugueses foram à praia no fim de semana

“Neste último fim de semana, 60% da população esteve em mobilidade, um valor só comparável, durante a pandemia, com os níveis verificados no verão passado ou no fim de semana de 24 e 25 de outubro”, indica a PSE em comunicado.

E para onde foram? De entre as diferentes zonas, a PSE destaca que, no sábado e domingo, cerca de 10% da população procurou por zonas balneares. Este é o valor mais alto do ano, “fruto do atual processo de desconfinamento” e das temperaturas amenas que se fizeram sentir.

O índice de mobilidade ao fim de semana atingiu um recorde do ano, fixando-se nos 83%. Com o levantamento de restrições tudo indica que este valor continue a aumentar nos próximos fins de semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mobilidade dos portugueses bate recordes na terceira fase de reabertura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião