Vodafone destaca-se pelo desempenho no 3G e 4G, diz Anacom

Na avaliação da Anacom, vários indicadores da qualidade do serviço de comunicações registam "piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais".

A Vodafone destaca-se na qualidade do serviço de comunicações móveis em Portugal, na avaliação feita pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom). A operadora fica no primeiro lugar em indicadores como a velocidade de transferência de dados e o tempo de estabelecimento de chamadas, tendo o melhor desempenho no 3G e 4G.

A avaliação da Anacom considerou 13 indicadores de qualidade, com base em: chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz; transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados e medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura.

Os “sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresentam, em média, boa cobertura rádio GSM e adequada cobertura rádio UMTS [Sistema de Comunicações Móveis de terceira geração: 3G] e LTE [4G]”, sinaliza a reguladora. Ainda assim, há “piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais, e entre os operadores, em particular os piores desempenhos da Meo e da Nos, em UMTS e em LTE”. Já a Vodafone, “que na maioria dos indicadores analisados no estudo regista o melhor desempenho, apresenta um pior desempenho em GSM” (2G), nota a Anacom.

O serviço de voz também “apresenta bom desempenho global em todos os operadores”, apesar de registar uma “acentuada degradação” nas áreas predominantemente rurais. Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, há algumas diferenças entre os operadores, com a Meo a destacar-se de forma negativa, segundo a avaliação da Anacom.

No que diz respeito aos serviços de navegação na Internet e Youtube, e também a latência de transmissão de dados, estes “apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas”, sendo que, “de uma forma geral, o operador Meo e as áreas predominantemente rurais registam os piores desempenhos”.

Olhando para as regiões, “de uma forma global, observam-se melhores desempenhos dos serviços e melhor cobertura das redes móveis na Área Metropolitana de Lisboa, seguindo-se as regiões do Norte e do Algarve”, indica a reguladora. Já os piores desempenhos são nas regiões do Centro e do Alentejo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone destaca-se pelo desempenho no 3G e 4G, diz Anacom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião