Nas notícias lá fora: fundos europeus, turismo e impostos

Espanha executou 43% dos fundos europeus previstos para 2014-2020. Ao mesmo tempo, Ursula von der Leyen disse que a UE deverá permitir visitas dos turistas americanos vacinados já no verão.

No plano económico, Espanha é o país da UE mais atrasado na gestão das verbas europeias, tendo executado 43% dos fundos em 2014-2020, ao mesmo tempo é conhecido que a economia britânica deverá crescer este ano ao ritmo mais rápido desde a Segunda Guerra Mundial. Os turistas americanos que foram totalmente vacinados contra a Covid-19 poderão visitar o bloco comunitário durante o verão. Além disso, a Casa Branca sinalizou que o aumento de impostos sobre rendimentos de capital atingirá apenas 0,3% mais ricos.

El Economista

Espanha executou 43% dos fundos europeus para 2014-2020

Espanha é o país mais atrasado da União Europeia na gestão dos fundos correspondentes ao quadro comunitário 2014-2020, tendo executado apenas 43%. Isto resultou em 18.400 milhões de euros pendentes de execução por parte de empresas espanholas. Destes, 15,6 mil milhões correspondem a projetos já iniciados — a maior parte nos últimos dois anos — que ainda não foram concluídos e, portanto, Bruxelas não os pagou. A 31 de dezembro, momento em que é feita esta comparação, a taxa de execução dos fundos do Portugal 2020 era de 57%.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol)

The Guardian

Economia britânica deve crescer ao ritmo mais rápido desde a Segunda Guerra Mundial

Este ano, a economia do Reino Unido deverá crescer ao ritmo mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial, após as empresas se terem adaptado melhor às restrições da pandemia devido ao aumento dos gastos dos consumidores com o relaxamento das restrições. As previsões são do EY Item Club, que estima agora que o PIB britânico cresça 6,8% em 2021, um aumento acentuado face à previsão de 5% em janeiro. A confirmar-se tratar-se-á da taxa de crescimento mais rápida desde 1941.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

The New York Times

UE deverá permitir visitas de turistas vacinados dos EUA neste verão

Os turistas americanos que foram totalmente vacinados contra a Covid-19 poderão visitar a União Europeia (UE) durante o verão, disse Ursula von der Leyen em entrevista ao The New York Times. A pandemia levou a UE a aplicar restrições às viagens não essenciais da maioria dos países há cerca de um ano, mas o ritmo de vacinação nos EUA deverá permitir o regresso dos turistas. As autoridades norte-americanas estão em conversações com a UE sobre como tornar certificados de vacinação aceitáveis como prova de imunidade.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Aumento de impostos sobre rendimentos de capital atingirá apenas 0,3% mais ricos, diz Casa Branca

Depois de reações negativas de Wall Street e das empresas sobre os planos de Joe Biden de aumentar os impostos sobre rendimentos de capital para americanos bem remunerados, a Casa Branca sinalizou que a proposta apenas afetaria uma “fatia” da população dos EUA. Segundo um funcionário do Governo, apenas 0,3% das pessoas que declararam impostos nos EUA seriam atingidas por impostos mais altos sobre os investimentos neste plano.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Bitcoin dispara, após atingir valor mais baixo desde o inicio de março

A Bitcoin está a recuperar esta segunda-feira, com os investidores a recuperarem dos níveis mais baixos das últimas sete semanas. A criptomoeda está a caminhar para a sua maior valorização desde 8 de fevereiro, depois de ter caído para 47.079 na abertura dos mercados asiáticos. Atualmente, a bitcoin está a subir 9,6% para os 52.747 dólares, sendo que ao meio dia de Hong Kong tocou nos 52.500 dólares.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: fundos europeus, turismo e impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião