Blackrock aumenta posição na EDP para 7%, é a segunda subida no espaço de um mês

O aumento de capital da Backrock surge na sequência do alargamento do índice S&P Global Clean Energy de 30 empresas para 81 empresas, entre as quais a EDP.

A EDP comunicou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um aumento da participação total da Blackrock de 5,71% para 7,09%, entre março e abril de 2021. Ou seja, em pouco mais de um mês, entre 18 de março e 29 de abril, a Blackrock passou a deter mais 1,4 pontos percentuais da EDP.

“No dia 30 de Abril de 2021, a BlackRock comunicou à EDP, nos termos do artigo 16.º do Código dos Valores Mobiliários, que a sua subsidiária BlackRock Investment Management (UK) Limited reduziu a sua participação para 1,96% do capital social e dos respetivos direitos de voto da EDP, tendo o patamar de 2% sido ultrapassado no dia 29 de Abril de 2021”, informou a EDP à CMVM, precisando que naquela data “a participação total da BlackRock totalizava 7,09%, representando uma subida face à anterior posição de 5,71% comunicada ao mercado a 18 Março 2021”.

O aumento de capital da Backrock surge na sequência do alargamento do índice S&P Global Clean Energy de 30 empresas para 81 empresas, entre as quais a EDP. Por causa disso, os fundos de investimento transacionados em bolsa (ETF), que seguem estes índices e são geridos pela Blackrock, compraram ações da EDP, o que resultou no referido aumento de capital.

A Blackrock opera sob a marca iShares, sendo que os ETF relacionados com o índice Global Clean Energy têm mais de 12 mil milhões de dólares sob gestão. Até agora tinham zero ações da EDP e passaram então a ter 2,77% da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blackrock aumenta posição na EDP para 7%, é a segunda subida no espaço de um mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião