Trabalhadores da CP e da IP em greve no dia 27 para reclamar aumentos salariais

  • Lusa
  • 6 Maio 2021

Entre as reivindicações dos trabalhadores do setor ferroviário encontram-se aumentos salariais para todos e a redução do horário de trabalho para as 35 horas.

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) marcaram esta quinta-feira uma greve de 24 horas para dia 27 e uma concentração, em defesa de aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), da CGTP, emitiu o pré-aviso de greve para 27 de maio, para abranger todos os trabalhadores da CP e da IP, e marcou uma concentração para a manhã do mesmo dia, em frente ao Ministério das Infraestruturas, em protesto contra “11 anos sem aumento”.

Os trabalhadores do setor ferroviário e das infraestruturas ferroviárias e rodoviárias reivindicam aumentos salariais para todos, a redução do horário de trabalho para as 35 horas, o trabalho com direitos, o respeito pela contratação coletiva, a redução da idade de reforma e a melhoria do serviço público prestado.

As duas iniciativas de protesto abrangem trabalhadores da CP, da IP- Infraestruturas, da IP-Telecom, da IP-Património e da IP-Engenharia. O SNTSF apelou à mobilização de todos os trabalhadores destas empresas porque “o pré-aviso de greve é para todos os trabalhadores independentemente da sua carreira, categoria ou filiação sindical”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da CP e da IP em greve no dia 27 para reclamar aumentos salariais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião