Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos

  • ECO
  • 12 Maio 2021

Uma investigação veio mostrar que, em 2019, a Uber terá tido receitas operacionais na ordem dos 5,8 mil milhões de dólares, o que vem contradizer os resultados divulgados.

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para ajudar a reduzir a sua carga fiscal global, de acordo com a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. A notícia foi avançada pelo Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês), referindo que, em 2019, a Uber reivindicou 4,5 mil milhões de dólares em perdas operacionais globais para fins fiscais (excluindo Estados Unidos e China).

Porém, a investigação mostra que, nesse mesmo ano, a Uber terá tido receitas operacionais na ordem dos 5,8 mil milhões de dólares, o que vem contradizer os resultados divulgados pela companhia. “Esta é a Liga dos Campeões da evasão fiscal”, disse o analista principal deste centro de pesquisa, Jason Ward, à revista De Groene Amsterdammer.

A entidade responsável por este estudo indicou ainda que várias das filiais holandesas da Uber não tinham apresentado quaisquer relatórios financeiros obrigatórios. Além do mais, na Índia a empresa pagou menos de um terço do imposto de 6% que o país impõe às multinacionais, divulga o relatório. Até ao momento, a Uber não respondeu a qualquer pedido de comentário sobre esta notícia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião