Portugueses viajaram mais de avião no segundo confinamento. Veja para onde

Pandemia impediu muitas viagens, mas não paralisou totalmente o setor. Para onde viajaram os portugueses desde o início da pandemia? E quando?

Fechados em casa, os portugueses limitaram as viagens de avião desde o início da pandemia. Apesar de as quebras serem transversais a todo o período e abrangerem todos os destinos, tem havido variações. O primeiro confinamento decretado em Portugal sofreu um impacto maior que o segundo, enquanto as rotas para fora da Europa foram as mais afetadas.

Antes da pandemia, em janeiro de 2020, passaram pelos aeroportos portugueses mais de 23 mil voos. Destes, mais de 4 mil eram ligações com Espanha, 3.500 com França e 2.900 com o Reino Unido. Em todos os casos, houve fortes quebras, mas os destinos franceses superaram os espanhóis nas preferências dos portugueses: entre janeiro de 2020 e abril de 2021, foram feitos quase 30 mil voos entre Portugal e França, de acordo com dados da Eurocontrol para o ECO.

No caso de Espanha, foram cerca de 25 mil. Já com o Reino Unido — país com o qual Portugal teve voos totalmente suspensos durante alguns meses deste ano –, as companhias aéreas operaram 23.500 voos. Fora da Europa, destacam-se os EUA, para onde voavam quase 600 aviões por mês antes da pandemia, um número que caiu para cerca de 200.

Fonte: Eurocontrol

Além da diferença nos vários destinos, houve também variações nas alturas em que as viagens aconteceram. O novo coronavírus chegou à Europa em março, mês em que se começaram a fazer sentir as quebras na aviação. Abril mantém-se ainda assim como o pior mês para as viagens, tendo passado pelos aeroportos nacionais apenas 1.100 voos. No caso do destino preferido, França, foram 57.

Desde então, o desconfinamento na primavera passada levou a uma retoma que acelerou nos principais meses de verão. Esta tendência ainda durou em outubro, mas a segunda vaga da pandemia voltou a gerar um novo tombo no mês seguinte, que se manteve com o segundo confinamento. Em abril deste ano, os voos já começaram a recuperar, sendo que a expectativa do setor é que o verão e as campanhas de vacinação permitam trazer uma inversão.

Fonte: Eurocontrol

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses viajaram mais de avião no segundo confinamento. Veja para onde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião