5 coisas que vão marcar o dia
É dia de greve da Administração Pública e de se conhecerem os resultados da Sonae. No Parlamento, Nuno Vasconcellos é ouvido na comissão de inquérito às perdas do Novo Banco.
A greve dos funcionários público e a audição de Nuno Vasconcellos prometem marcar o dia desta quinta-feira. Destaque também para a apresentação de resultados por parte da Sonae, para a divulgação dos dados relativos ao endividamento do setor não financeiro e para a publicação do Relatório de Implementação da Política Monetária em 2020.
Vasconcellos na comissão de inquérito ao NB
Nuno Vasconcellos ruma, esta quinta-feira, à Assembleia da República. O antigo presidente da Ongoing Strategy Investments vai responder às perguntas dos deputados da comissão eventual de inquérito parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução. De notar que a falida Ongoing tinha uma dívida superior a 600 milhões de euros ao Novo Banco. Vasconcellos será o quarto grande devedor do NB a ser ouvido pelos deputados da comissão em causa.
Funcionários públicos fazem greve
Esta quinta-feira é dia de luta nacional por parte dos trabalhadores da Administração Pública. Está marcada para esse efeito uma greve dos funcionários públicos da administração central, local e regional — que exceciona os serviços de saúde face à crise pandémica que o país atravessa — e uma concentração junto ao Palácio da Ajuda, pelas 15h00. Os protestos foram organizados pela Frente Comum e servem para reivindicar o aumento geral dos salários, a correção da tabela remuneratória, a revogação atual do sistema de avaliação dos funcionários públicos e a dignificação das carreiras.
Sonae apresenta resultados
A Sonae apresenta, esta quinta-feira, os seus resultados relativos aos primeiros três meses de 2021. Os números serão conhecidos após o fecho dos mercados. A retalhista fechou o ano de 2020 com lucros de 71 milhões de euros, um recuo de cerca de 57,2% face ao resultado líquido de 166 milhões de euros registado em 2019. O alívio das restrições que marcou o último trimestre do ano passado permitiu à empresa terminar o ano com um resultado positivo.
Como está a evoluir o endividamento?
O Banco de Portugal divulga, esta quinta-feira, os dados sobre a evolução do setor não financeiro relativos a março e ao conjunto do primeiro trimestre de 2021. Em fevereiro, o endividamento das famílias, empresas e Estado aumentou 5.395 milhões de euros face ao mês anterior, passando a situar-se em 751.399 milhões. O Banco de Portugal detalhava, na altura, que desse total, 345.600 milhões de euros respeitavam ao setor público e 405.800 milhões de euros ao setor privado.
Bdp divulga relatório sobre política monetária
O Banco de Portugal publica, esta quinta-feira, o Relatório de Implementação da Política Monetária em 2020. Neste documento, o banco central nacional irá revelar a sua atuação no contexto do euro, nomeadamente as compras de dívida realizadas em mercado ao abrigo da “bazuca” pandémica lançada por Christine Lagarde.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}