Endividamento da economia atinge recorde nos 753,2 mil milhões de euros em março

Dados do Banco de Portugal revelam que o endividamento da economia voltou a aumentar em março. Atingiu um novo recorde nos 753,2 mil milhões de euros.

O endividamento da economia portuguesa deu um novo salto em março. Atingiu um recorde de 753,2 mil milhões de euros, muito por causa do setor não financeiro privado, revela o Banco de Portugal.

“Em março de 2021, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 753,2 mil milhões de euros, dos quais 346,3 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 406,9 mil milhões de euros ao setor privado“, diz o banco central.

“Relativamente a fevereiro de 2021, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,8 mil milhões de euros. Este aumento deveu-se ao incremento de 0,7 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 1,1 mil milhões de euros do endividamento do setor privado”.

O Banco de Portugal explica que o “aumento do endividamento do setor público resultou, sobretudo, do acréscimo do endividamento face ao exterior (1,3 mil milhões de euros)”, que foi “parcialmente compensado pela redução do endividamento face às próprias administrações públicas (0,6 mil milhões de euros)”.

No caso do setor privado, principal responsável pela maior parte do aumento do endividamento total, foram as empresas que deram o maior contributo para esta evolução.

“O aumento do endividamento do setor privado proveio do acréscimo de 0,7 mil milhões de euros no endividamento das empresas e de 0,4 mil milhões de euros dos particulares”, diz o Banco de Portugal, salientando que “ambos os aumentos resultaram, sobretudo, da subida do endividamento face ao setor financeiro”.

(Notícia atualizada às 11h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia atinge recorde nos 753,2 mil milhões de euros em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião