O que é o Blue New Deal? Veja aqui o debate

  • Capital Verde
  • 20 Maio 2021

Em plena EU Green Week e com o apoio da presidência portuguesa da União Europeia, vários especialistas discutem em Gaia de que forma a preservação da água pode ajudar na sustentabilidade futura.

Em pleno cenário temático do reservatório General Torres da Águas de Gaia, datado de 1940 e com uma capacidade de 5000 m3 (que com 81 anos de história ainda hoje está operacional e continua a abastecer grande parte dos moradores da cidade), a água e o seu papel decisivo num futuro mais justo e sustentável está no centro do debate na tarde desta quinta-feira na conferência ”A Blue New Deal: Water’s role in a sustainable and fair future”.

Organizada pela Águas de Gaia e a Aqua Publica Europea – Associação dos Operadores Públicos de Águas da Europa, a conferência conta com o apoio da Presidência Portuguesa da União Europeia e está inserida na EU Green Week.

Se está a ler esta notícia numa app, acompanhe aqui em direto a conferência.

O evento junta decisores políticos locais e europeus, organizações da sociedade civil, peritos e profissionais da água em Vila Nova de Gaia, para discutirem de que forma a preservação dos recursos hídricos pode ser parte integrante da estratégia de adaptação climática.

A conferência conta com o apoio da atual presidência portuguesa da União Europeia, que estabeleceu como prioridade uma recuperação verde da economia e da crise social. Neste encontro, o objetivo é mostrar que também os operadores públicos do setor da água assumem a responsabilidade de conduzir a transição para uma sociedade mais inclusiva e circular, uma vez que fornecem um serviço essencial e gerem os recursos hídricos.

Este encontro acontece depois da Cimeira Social do Porto e antes do Conselho Ambiental de junho, e tem como objetivo debater como a proteção ambiental dos recursos hídricos é parte integrante de uma estratégia de adaptação às alterações climáticas. A contribuição e a experiência que os operadores públicos de água podem oferecer neste âmbito vão ser discutidas com os decisores políticos locais e europeus, organizações da sociedade civil e peritos.

A conferência arranca com o discurso de abertura de Eduardo Victor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, seguido de Inês dos Santos da Costa, Secretária de Estado do Ambiente do Governo de Portugal.

O evento está dividido em duas sessões – a primeira irá abordar a gestão sustentável dos recursos hídricos como pilar de uma transição climática e a segunda terá como tema os serviços públicos de água como motores da transformação ecológica.

Na primeira parte do evento, Bettina Döser, Diretora da Unidade “Água Limpa” da Comissão Europeia, fará a introdução ao tema. Depois disso, segue-se um debate sobre as perspetivas dos stakeholders, moderado por Bárbara Silva, editora do ECO/Capital Verde, do qual farão parte Dan Lert, Vice-Presidente da Câmara de Paris e Presidente da Eau de Paris, Afonso do Ó, Coordenador de Prática de Água WWF Portugal e Vera Eiró, Membro do Conselho de Administração da ERSAR.

Já a segunda parte será introduzida por Mark Weinmeister, membro do Comité das Regiões e secretário de Estado para os Assuntos Europeus do Estado de Hessen (Alemanha) e seguida de uma conversa sobre o papel dos operadores públicos do setor da água, que contará com os pontos de vista de Kim Augustin, Diretora de Qualidade e Gestão de Energia, Paul Campbell, Diretor de Formação e Desenvolvimento Organizacional da Scottish Water, Beatrice Coloru, Investigadora no Centro de Investigação SMAT e Miguel Lemos Rodrigues, Administrador Executivo da Águas de Gaia.

No final, Bernard van Nuffel, Presidente da Aqua Publica Europea, encerrará a conferência.

Acompanhe aqui em direto a conferência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que é o Blue New Deal? Veja aqui o debate

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião