Eles Vêm Aí #8: Os sindicatos têm os dias contados?

Há mudanças profundas à espreita no mundo do trabalho e os sindicatos têm de se adaptar a elas ou ficarão, dizem os especialistas, sob ameaça. Conseguirão fazê-lo? Ouça o episódio #8 do Eles Vêm Aí.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

O mundo do trabalho está em mudança e os sindicatos estão, por isso, confrontados com múltiplos desafios. Da pandemia ao teletrabalho, passando pelas plataformas digitais, que futuro se perspetiva para a representação dos trabalhadores? É isso que exploramos no episódio mais recente do podcast Eles Vêm Aí, que desta vez conta com a participação de Hermes Augusto Costa, sociólogo, investigador na Universidade de Coimbra e autor.

É menor a propensão para a captação de associados neste contexto de incerteza económica e medo“, sublinha o especialista, que explica de que modo a crise pandémica afetou o sindicalismo em Portugal.

Hermes Augusto Costa fala ainda dos motivos por detrás da menor adesão aos sindicatos, nomeadamente o individualismo e a partidarização das estruturas que representam os trabalhadores. Sobre o futuro, o sociólogo e investigador adianta que os sindicatos não irão desaparecer, mas usarão ferramentas diferentes — mais digitais — para captar e chegar aos seus associados.

O podcast “Eles Vêm Aí” é um projeto da jornalista do ECO Isabel Patrício. Pode ouvir os episódios e seguir o projeto aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eles Vêm Aí #8: Os sindicatos têm os dias contados?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião