Lucro da Parpública cai 42% para 80 milhões em 2020

  • ECO
  • 25 Maio 2021

Grupo que gere participações do Estado reduziu a dívida em mais de 700 milhões de euros no ano passado.

A Parpública registou lucros de 80 milhões de euros em 2020, cerca de metade dos 139 milhões de resultados positivos que tinha alcançado no ano anterior “devido aos efeitos restritivos da Pandemia Covid-19”.

Todos os segmentos, holding e atividade operativas, apresentaram resultados positivos, o que evidencia a resiliência da atuação mesmo num contexto difícil”, diz o grupo no relatório e contas publicado esta terça-feira.

“A diminuição do resultado líquido consolidado é assim explicada pelo decréscimo do resultado das empresas pertencentes aos diversos segmentos operativos, parcialmente compensado pelo aumento do resultado da Parpública”, acrescenta.

O grupo que gere as participações do Estado em empresas públicas salienta a redução da dívida em 708 milhões de euros no ano passado para os 2,7 mil milhões de euros. Este decréscimo permitiu poupanças de 20 milhões com encargos com juros.

Com mais de 40 empresas, a Parpública registou um volume de negócios de 932 milhões de euros, menos 12% face a 2019. Fazem parte do grupo empresas como a Águas de Portugal, Circuito do Estoril, INCM, Autódromo do Estoril ou Baía do Tejo, empregando mais de quatro mil trabalhadores.

A Parpública geria ativos no valor de 11 mil milhões de euros e era responsável por passivos em montante superior aos 5,5 mil milhões de euros, dos quais 2,7 mil milhões correspondem a dívida e 1,5 mil milhões de euros a subsídios para ativos, que são responsabilidades não exigíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Parpública cai 42% para 80 milhões em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião