Consumo de jetfuel na aviação aumentou 295% em abril face ao mesmo mês de 2020

Estes registos com base nas estatísticas rápidas do consumo energético da DGEG, apontam "para o regresso da atividade económica, em comparação com abril de 2020".

De acordo com os mais recentes boletins de eletricidade, petróleo e gás natural da ADENE, relativos ao mês de abril de 2021, com a retoma da atividade económica, bem como o regresso da livre circulação dos cidadãos, o consumo dos combustíveis voltou a crescer exponencialmente quando comparado com o mês homólogo.

“Excluindo os transportes marítimos e o fuelóleo, é bem visível o aumento significativo do consumo de combustíveis rodoviários (98,6% no caso da gasolina e 64,5% no caso do gasóleo). O jet fuel, no setor da aviação, aumentou 295%”, sublinha a ADENE.

Já o consumo de eletricidade no setor doméstico diminuiu 15,6% e aumentou 46,2% no setor dos serviços, face ao período homólogo. Também o consumo de gás natural diminuiu 8,3% no setor doméstico e aumentou 47% no setor dos serviços.

Estes registos com base nas estatísticas rápidas do consumo energético da DGEG, apontam assim, conclui a ADENE, “para o regresso da atividade económica, em comparação com abril de 2020, mês fortemente marcado pelas medidas de confinamento”.

“Pela primeira vez desde o início da pandemia, a tendência no consumo de energia inverteu-se, registando-se uma redução do consumo das famílias e um aumento do consumo no setor dos serviços, em relação ao ano anterior. Também o consumo de derivados do petróleo registou em abril um aumento acentuado”, refere a Agência para a Energia em comunicado.

Desde março de 2020, quando foram aplicadas as primeiras medidas de combate à pandemia, o teletrabalho e o confinamento obrigatório levaram a um aumento no consumo de eletricidade e gás natural por parte das famílias e a uma redução dos gastos energéticos no setor dos serviços. O consumo de derivados do petróleo também sofreu uma quebra muito acentuada, resultado do menor número de deslocações da população, seja ela por via terrestre, marítima ou aérea.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de jetfuel na aviação aumentou 295% em abril face ao mesmo mês de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião