Lisboa arrisca alerta, mas estes 10 concelhos estão em risco de recuar no desconfinamento

O Executivo avaliaa situação epidemiológica do país. Com 143 casos por 100 mil habitantes, Lisboa pode juntar-se à lista de "alerta" do Governo.

Portugal continua a desconfinar a duas “velocidades”. Na última avaliação, a maioria do país manteve-se na última fase do desconfinamento, que contempla um reduzido número de restrições por causa da pandemia. Ainda assim, alguns dos municípios receberam um alerta da ministra de Estado e da Presidência, mais precisamente dez concelhos, que vão saber hoje se têm de pôr, ou não, um travão no desconfinamento. Lisboa poderá entrar para a lista de alerta pela gravidade da situação pandémica nos últimos dias.

Depois da reunião do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva deixou uma lista de dez concelhos que deveriam estar “alerta” pois a sua situação epidemiológica não era a ideal – isto é, tiveram uma taxa de incidência da Covid-19 superior a 120 casos por 100 mil habitantes. Assim, caso tenham uma segunda avaliação negativa terão recuar no processo de desconfinamento.

Estes são os dez concelhos em alerta:

  • Albufeira
  • Castelo de Paiva
  • Fafe
  • Golegã
  • Lagoa
  • Oliveira do Hospital
  • Santa Comba Dão
  • Tavira
  • Vila do Bispo
  • Vila Nova de Paiva

Esta quinta-feira é, novamente, dia de teste para estes concelhos, uma vez que as avaliações aos municípios são agora feitas semanalmente, pelo menos até ao final de maio. Assim, saber-se-á esta quinta-feira quais destes dez concelhos continuam na última fase de desconfinamento e quais os que recuam.

Esta avaliação deverá ser a última antes da revisão da matriz de risco, mas à luz da “bússola” atual poderá haver outros concelhos a receberem um alerta.

Lisboa está em risco de se juntar a esta lista de concelhos de risco, uma vez que, na região de Lisboa e Vale do Tejo o Rt se situa em 1,14, segundo revelou André Peralta Santos, diretor de serviços de informação e análise da Direção-Geral da Saúde. Além do mais, segundo o mesmo perito, em Lisboa existem atualmente 143 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Peralta Santos acrescentou ainda, na sua análise, que daqui a duas ou três semanas a região pode atingir os 240 casos por 100 mil habitantes.

Por este motivo, mesmo não estando em alerta ou tendo recuado no desconfinamento, já foram anunciadas medidas adicionais para a região de Lisboa, como o reforço da vacinação ou a testagem em massa em escolas, transportes e restaurantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa arrisca alerta, mas estes 10 concelhos estão em risco de recuar no desconfinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião