Hoje nas notícias: Cibercrime, imobiliário e a vacina Covid
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Os jornais dão destaque à recuperação do mercado imobiliário em Portugal à boleia do regresso dos estrangeiros, mas também ao elevado volume de depósitos à ordem que os portugueses têm, num contexto de juros zero. De notar ainda os números sobre as condenações de piratas informáticos nos últimos 10 anos e a maior adesão ao processo de auto-agendamento da vacinação.
Estrangeiros estimulam venda de casas e concessão de crédito
Um dos fatores que explica a recuperação do mercado imobiliário em 2021 é o regresso dos estrangeiros a Portugal. De acordo com o Público, que cita fontes do setor, há cada vez mais estrangeiros a comprar casa no país para trabalhar remotamente dadas as condições de segurança, infraestruturas tecnológicas, sol e gastronomia. Isto acresce às razões antigas que traziam os estrangeiros a Portugal nos últimos anos como as vantagens fiscais, a compra de residência temporária ou a deslocação de empresas estrangeiras. Apesar da recuperação, o investimento por parte dos cidadãos estrangeiros ainda não está no nível pré-pandemia.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Portugueses têm 73,5 mil milhões parados em depósitos à ordem
O montante que os portugueses têm colocado em depósitos à ordem atingiu os 73,5 mil milhões de euros. Com a inflação, o valor real do dinheiro depositado em contas bancárias acaba por diminuir. Por outro lado, nesta altura, pagar dívidas com altas taxas de juro compensa.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Mais de metade dos piratas informáticos escapam a uma condenação
O relatório anual do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), citado pelo Público, revela que entre 2009 e 2019 foram condenados 2.240 piratas informáticos, entre 4.360 que foram considerados arguidos pelo Ministério Público. Ou seja, nesses 10 anos, mais de metade dos que foram a julgamento por crimes informáticos — a burla informática e a falsidade informática são os crimes mais comuns — escaparam à condenação. Para a Polícia Judiciária este é um número positivo e a Procuradoria-Geral da República considera que há grandes dificuldades na investigação deste tipo de crimes.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Em 48 horas, 100 mil pessoas marcaram vacina contra a Covid-19
A adesão ao auto-agendamento da vacina está a ser elevada, com mais de 100 mil pessoas a marcarem a vacina contra a Covid-19, em menos de 48 horas. Com este número expressivo de inscrições, entre quinta e sexta-feira, o sistema informático não conseguiu dar uma resposta em 72 horas a todos os pedidos para confirmar o horário do agendamento.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Ambiente avança com multa contra enorme plantação de abacates
A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território decidiu abrir um processo de contraordenação contra uma empresa que avançou com uma plantação de 128 hectares de abacateiros, em Lagos, sem ter a aprovação das autoridades ambientais. A multa poderá ser de entre 240 mil euros a 5 milhões de euros, segundo a associação ambientalista Zero.
Leia a notícia completa na TSF (acesso livre).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Cibercrime, imobiliário e a vacina Covid
{{ noCommentsLabel }}