Na Europa, Portugal oferece aos condutores as melhores road trips

Numa lista de 31 países, Portugal é melhor destino da Europa para explorar de carro ao conquistar boas pontuações na qualidade das estradas, natureza e clima.

Portugal é o melhor país da Europa para fazer uma viagem de carro ao conquistar 100 pontos na qualidade das estradas, abundância da natureza, pontos de interesse e preço dos carros de aluguer, de acordo com o Índice de road trips realizado pela momondo.

Portugal conquistou o primeiro lugar do pódio, numa lista de 31 países europeus, seguido de Espanha, Luxemburgo, Alemanha, Suécia, Eslovénia, Finlândia, Dinamarca, Itália e Islândia.

A agência de viagens desenvolveu o índice em torno de seis categorias: clima, segurança e infraestruturas, preço, trânsito e sustentabilidade, aluguer de carro, e natureza e pontos de interesse.

Apesar de Portugal não ter ficado em primeiro lugar em nenhuma destas categorias, obteve pontuações positivas em outros parâmetros como o clima e natureza e pontos de interesse.

Top dez dos melhores destinos para fazer uma road trip

O índice de road trips da momondo também apresenta os países que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria. Espanha foi o país eleito na categoria de clima. A baixa precipitação e um grande número de horas de sol faz de Espanha o melhor país para uma road trip soalheira. Em segundo lugar encontra-se a Grécia, seguida por Portugal e Turquia.

Na categoria de “segurança e infraestruturas” o país que conquistou o primeiro lugar é a Suíça. Os países com boas classificações nesta categoria são os que têm menos acidentes e melhores estradas. Para além da Suíça, os Países Baixos, Alemanha, Áustria e Suécia também receberam pontuações elevadas.

A Ucrânia ficou em primeiro lugar na categoria “preços” que classifica o país pelos preços dos combustíveis, alojamento e estacionamento, bem como pelas políticas de portagens. No top 5 encontram-se a Lituânia, Rússia, Polónia e Roménia.

Na categoria “trânsito e sustentabilidade” foram os Países Baixos que chegaram ao primeiro lugar, seguidos pela Noruega, Finlândia, Islândia e Suécia. Esta categoria inclui fatores que afetam as condições de circulação, como a poluição atmosférica, o trânsito e a quantidade de carros por 1.000 habitantes. Também tem em conta o número de estações de carregamento de carros elétricos para quem quiser alugar um carro ecológico.

Fonte: momondomomondo

A Eslováquia agarrou o primeiro lugar da categoria “aluguer de carros”, seguida pela Letónia, Eslovénia, Roménia e Polónia. Esta categoria classifica os países com base não apenas no preço do aluguer de um carro, mas também na classificação das rent-a-cars.

No que respeita à categoria “natureza e pontos de interesse” a Suíça arrebatou o prémio com as suas cordilheiras, lagos e florestas majestosas, mas também por ser o país europeu com mais locais de Património Mundial em relação à sua área territorial. O segundo lugar foi para o Luxemburgo, seguido pela Áustria, Portugal e Eslovénia. Esta categoria inclui dois fatores recorrentes quando pensamos numa road trip: a beleza natural do país e o número de locais que são Património Mundial da Unesco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na Europa, Portugal oferece aos condutores as melhores road trips

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião