Taxa de inflação acelera em maio e atinge 1,2%

  • Lusa
  • 31 Maio 2021

Estimativa rápida do INE mostra que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá subido 1,2% em maio, mais 0,6 pontos que em abril.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá subido 1,2% em maio, mais 0,6 pontos que em abril, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os dados definitivos serão publicados em 14 de junho.

De acordo com o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total, excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 0,6%, contra 0,1% em abril.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido 9,9% (contra 8,1% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de -0,1% (contra -1,1% em abril).

Relativamente ao mês anterior, o IPC terá tido uma variação de 0,2% (em abril, a variação mensal foi 0,4% e em maio de 2020 tinha sido -0,4%). O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), por sua vez, terá registado uma variação homóloga de 0,4% (-0,1% no mês anterior).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação acelera em maio e atinge 1,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião