Lisboa contraria Europa com queda de mais de 1% da Galp

A praça nacional contraria os ganhos ligeiros sentidos na Europa, com a Galp a pesar no desempenho. Petrolífera anunciou corte nos investimentos.

A bolsa nacional regressou às quedas. A praça lisboeta contraria a tendência mais positiva sentida pelas congéneres europeias, ainda que com valorizações muito ligeiras. A Galp Energia penaliza o desempenho do índice de referência nacional depois de anunciar um corte no investimento.

O PSI-20 perde 0,29% para os 5.201,91 pontos, com a maioria das cotadas em “terreno” negativo. Pelo Velho Continente, o dia é de ganhos ligeiros, com todos os principais índices de referência, nomeadamente o pan-europeu Stoxx 600 e o alemão Dax, a registarem subidas de 0,1%.

Por cá, o destaque vai para a Galp Energia, que recua 1,78% para os 10,22 euros. A petrolífera decidiu cortar os investimentos em 20% ao ano até 2025, mas acredita que o seu portfolio vai permitir aumentar o cash flow. Petrolífera vai ter um dividendo base a que se juntará uma componente variável dependente da dívida e do cash flow, sendo que este ano, vai pagar esse bónus aos investidores.

Galp cai mais de 1%

Nas quedas das cotadas do índice de referência nacional, nota também para a Corticeira Amorim, que perde 1,52% para os 10,34 euros, para o BCP, que cai 0,68% para os 0,1612 euros, e para a Jerónimo Martins, que recua 0,16% para os 15,855 euros.

Por outro lado, em “terreno” positivo, é a EDP Renováveis que lidera os ganhos. A subsidiária da EDP avança 1,24% para os 19,58 euros. Sobressai ainda a Navigator, que sobe 0,14% para os 2,854 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria Europa com queda de mais de 1% da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião