Quedas da Galp Energia e do grupo EDP atiram PSI-20 para o “vermelho”

Lisboa termina a sessão a cair, contrariando a tendência da generalidade dos mercados acionistas europeus. O PSI-20 recuou mais de 1%, penalizado pelas quedas da Galp Energia e do grupo EDP.

A bolsa de Lisboa terminou a sessão no “vermelho”, contrariando os ganhos da generalidade das praças europeias. O PSI-20 recuou mais de 1%, penalizado pelas quedas das cotadas ligadas ao setor energético, mais precisamente da Galp Energia e do grupo EDP.

Pela Europa, o Stoxx 600 ganhou 0,2%, enquanto o alemão DAX valorizou 0,1%, o francês CAC-40 subiu 0,4%, enquanto o britânico FTSE 100 somou 0,3%. Em contrapartida, o espanhol IBEX-35 recuou 0,5%. Lisboa acompanhou o sentimento vivido pela congénere espanhola, com o PSI-20 a ceder 1,08% para 5.160,310 pontos, com apenas cinco das 18 cotadas em terreno positivo, três inalteradas e 10 no “vermelho”.

A penalizar o índice de referência nacional estiveram as cotadas ligadas ao setor energético, nomeadamente a Galp Energia e o grupo EDP. A petrolífera portuguesa recuou 2,69% para os 10,125 euros, contrariando a subida das cotações de petróleo nos mercados internacionais. O Brent, de referência europeia, ganha 1,18% para os 71,09 dólares, ao passo que o WTI está a somar 1,24% para os 68.56 dólares, em Nova Iorque, após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e os parceiros liderados pela Rússia, que constituem a OPEP+, terem anunciado na terça-feira que vão manter o plano de aumentar a produção em julho.

Ao mesmo tempo, no grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis caiu 3,15% para 18,73 euros, enquanto a “casa mãe” desvalorizou 2,71% para 4,53 euros. Neste contexto, entre as cotadas ligadas ao setor energético apenas a REN escapou às perdas, com os títulos a ganharem 0,22% para os 2,29 euros.

Entre os “pesos-pesados”, a condicionar o desempenho do PSI-20 estiveram também os CTT e a Nos. As ações da empresa de correios cederam 1,04% para 4,265 euros, ao passo que os títulos da empresa de telecomunicações desvalorizaram 0,95% para 2,934 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quedas da Galp Energia e do grupo EDP atiram PSI-20 para o “vermelho”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião