Associados do Montepio avaliam gestão de Virgílio Lima por voto secreto

Próxima assembleia-geral da associação mutualista terá novidades: pela primeira vez, os associados irão apreciar o trabalho da gestão por voto secreto, criando incerteza quanto ao resultado final.

Os associados da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) vão fazer uma avaliação da gestão da administração de Virgílio Lima por voto secreto na próxima assembleia-geral da instituição, que está agendada para a próxima quarta-feira.

A mutualista agendou uma nova reunião magna para a próxima semana para os associados votarem os dois pontos da ordem de trabalhos que ainda se encontram pendentes, a saber o relatório e contas de 2020 e a apreciação do trabalho da gestão e fiscalização da AMMG.

Pela primeira vez, a apreciação do trabalho da gestão e fiscalização tem um ponto autónomo na ordem de trabalhados, quando até recentemente era votado em conjunto com o relatório e contas, numa alteração que decorre dos novos estatutos da associação mutualista e do Código das Associações Mutualistas.

A outra novidade que foi anunciada por Pedro Sameiro, secretário-geral da mutualista, na assembleia-geral da passada quarta-feira, é que essa votação decorrerá por voto secreto, e não através do tradicional voto por mão no ar, de acordo com as fontes ouvidas pelo ECO.

Com o voto secreto, admitiu uma das fontes, abre-se a porta a que os associados possam manifestar o seu desagrado e descontentamento com a atual administração sem medo de sofrerem represálias, o que cria alguma expectativa quanto ao resultado da votação.

De acordo com a AMMG, na assembleia-geral da passada quarta-feira, os associados aprovaram o ponto relativo ao Programa de Ação e Orçamento para o ano de 2021 e parecer do Conselho Fiscal com uma taxa de aprovação de mais de 90%. Estiveram presentes cerca de 250 associados.

No final do ano, a AMMG realiza eleições para os órgãos sociais, sendo que apenas um candidato anunciou publicamente que está na corrida: Virgílio Lima. Há alguma incerteza em relação à concorrência de outras listas, se haverá apenas mais uma candidatura ou duas a correrem contra o atual presidente da administração da mutualista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associados do Montepio avaliam gestão de Virgílio Lima por voto secreto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião