Portugal no top 5 das seleções mais valiosas do Euro 2020. Quanto vale?

A equipa das Quinas é a quinta seleção mais valiosa desta edição do Europeu de futebol, com uma avaliação de mercado fixada nos 872,5 milhões de euros. Veja os milhões que vão entrar em campo.

Após um adiamento de um ano, por causa da Covid-19, o Euro 2020 dá finalmente o pontapé de saída. Adeptos nos estádios, os gritos vindos da bancada e as camisolas representativas das mais variadas nações do velho continente estão (finalmente) de regresso ao grande palco do futebol europeu. E no campo, serão muitas as estrelas a disputar o troféu, algumas mais valiosas que outras. Quanto vale cada seleção?

Começando com a “prata da casa”, e olhando para os dados disponibilizados pelo site Transfermarkt, a equipa comandada por Fernando Santos é a quinta seleção mais valiosa na presente edição do Europeu, com uma avaliação de mercado fixada nos 872,5 milhões de euros.

Quando falamos da Seleção Nacional, pensamos no importante papel desportivo que tem Cristiano Ronaldo, contudo, em termos de contribuição para o valor de mercado desta equipa, a história é diferente. De acordo com o mesmo site, Bruno Fernandes (avaliado em 90 milhões de euros), João Félix (80 milhões de euros), Rúben Dias (75 milhões de euros) e Bernardo Silva (70 milhões de euros) são os jogadores nacionais com melhor avaliação e que mais contribuem para o valor total de mercado de Portugal. A título de curiosidade, a avaliação do vencedor de cinco bolas de ouro situa-se nos 45 milhões de euros.

Se Portugal está na quinta posição, quais as seleções que valem mais? Há quatro que se superiorizaram à equipa das Quinas no ranking de seleções mais valiosas desta prova, sendo nos três primeiros lugares estão a Inglaterra, França e, a fechar o pódio, a Alemanha. Já no quarto posto, temos a Espanha.

A Inglaterra, mais conhecida por The Three Lions, surge no topo com uma estrondosa avaliação de 1,3 mil milhões de euros. Um valor que pode ser explicado pelo facto da maioria dos jogadores que fazem parte deste plantel atuarem na liga mais valiosa do mundo do futebol, a Premier League (atualmente avaliada em 8,5 mil milhões de euros).

De referir ainda que os atletas que mais peso tiveram no valor de mercado da equipa inglesa, foram Harry Kane (avaliado em 120 milhões de euros), Jadon Sancho (100 milhões de euros), Raheem Sterling (90 milhões de euros) e Marcus Rashford (85 milhões de euros).

Na segunda posição está a França, adversária de Portugal nesta fase de grupos, com uma avaliação de mil milhões de euros. Um valor que é sustentado essencialmente pelos contributos do avançado Kylian Mbappé (160 milhões de euros), Raphaël Varane (70 milhões), Kingsley Coman (65 milhões) e Paul Pogba (60 milhões).

A fechar este pódio, temos a Alemanha, também ela adversária da Seleção Nacional na fase de grupos, com um valor de mercado de 936,5 milhões de euros. Os atletas Joshua Kimmich (avaliado em 90 milhões de euros), Leon Goretzka (70 milhões), Serge Gnabry (70 milhões), Kai Havertz (70 milhões) e Timo Werner (65 milhões) são quem mais contribuem para a avaliação global da Mannschaft.

Por fim, avaliada em 915 milhões de euros, surge a Espanha no quarto lugar da lista. La Roja, como é mais conhecida no desporto rei, atingiu este valor de mercado com a grande ajuda das avaliações individuais de Marcos LLorente (80 milhões de euros), Mikel Oyarzabal (70 milhões), Rodri (70 milhões), Pedri (70 milhões) e Koke (60 milhões).

Conhecidas as cinco seleções mais valiosas deste Europeu, descubra quem são as restantes equipas que fazem parte do top 10 deste ranking:

  1. Inglaterra – 1,3 mil milhões de euros
  2. França – mil milhões de euros
  3. Alemanha – 936,5 milhões de euros
  4. Espanha – 915 milhões de euros
  5. Portugal – 872,5 milhões de euros
  6. Itália – 771 milhões de euros
  7. Bélgica – 669,4 milhões de euros
  8. Holanda – 607 milhões de euros
  9. Croácia – 375,8 milhões de euros
  10. Turquia – 325 milhões de euros

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal no top 5 das seleções mais valiosas do Euro 2020. Quanto vale?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião