Universidade de Aveiro e Grupo Jerónimo Martins juntam-se para promover inclusão de pessoas com dificuldades intelectuais

Este é um projeto focado na inclusão plena de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no meio académico e no mercado de trabalho.

O Grupo Jerónimo Martins e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram esta quarta-feira um protocolo para o desenvolvimento do curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”, um projeto focado na inclusão plena de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no meio académico e no mercado de trabalho.

“As empresas são chamadas cada vez mais a assumir a responsabilidade perante a sociedade de darem um contributo positivo e serem parte da solução, nomeadamente no que diz respeito ao desafio de incluir pessoas com maior vulnerabilidade no mercado de trabalho e na vida ativa”, diz Pedro Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, citado em comunicado.

Uma Universidade verdadeiramente inclusiva garante a todos os seus estudantes o acesso ao conhecimento e o acesso ao trabalho. A Universidade de Aveiro tem garantido o acesso ao conhecimento de estudantes com necessidades especiais, ajustando as suas condições de estudo e vivência académica”, afirma Jorge Ferreira, reitor da UA. A colaboração com o grupo retalhista dono do Pingo Doce e do Recheio permite ir mais longe e garantir também o acesso ao trabalho, a valorização e a integração profissional, destaca ainda o reitor.

O programa tem início em outubro 2021 e contempla uma dimensão académica e uma dimensão profissional, com uma formação prática em contexto de trabalho.

“Os estudantes com DID que, pela via tradicional, após frequência da escolaridade obrigatória não teriam acesso ao Ensino Superior, terão, através deste projeto, a oportunidade de frequentar um programa lecionado na Universidade de Aveiro, com a duração de dois anos letivos e que inclui dois estágios no Grupo Jerónimo Martins, em ambiente real de trabalho: um estágio após o 1.º ano curricular e um outro de conclusão do programa, no final do 2.º ano”, detalham as organizações em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Aveiro e Grupo Jerónimo Martins juntam-se para promover inclusão de pessoas com dificuldades intelectuais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião