Ouro cai 3% com previsão de subida de juros da Fed em 2023

O metal precioso está a valer 1.807,80 dólares, interrompendo o ciclo de subidas que se vinha a registar desde final de março.

A possibilidade de os juros subiram já em 2023, como sinalizou a Reserva Federal norte-americana (Fed) esta quarta-feira, está a abalar os mercados, e nem o ouro escapa. O metal precioso pôs fim a um ciclo de subidas que vinha a observar-se desde o final de março e registou a maior descida dos últimos cinco meses. Segue agora a desvalorizar quase 3%.

Desde o final de março que o preço do ouro não parava de subir, até aqui animado, sobretudo, pelas perspetivas de inflação. A 26 de maio bateu um máximo de janeiro, tendo a matéria-prima superado os 1.900 dólares. Contudo, a tendência inverteu-se.

Evolução semanal do preço do ouro. | Fonte: Reuters

Depois da reunião de dois dias da Fed, que terminou esta quarta-feira, 16 de junho, o ouro perdeu força e está a ser fortemente penalizado pelas decisões e antecipações do banco central, que decidiu manter a política monetária, mas sinalizou uma subida dos juros para 2023, mais cedo que o previsto (2024).

Uma onça de ouro está agora a desvalorizar 2,93% e troca de mãos a 1.806,85 dólares esta quinta-feira. Na quarta-feira registou, contudo, a maior descida dos últimos cinco meses, ao cair mais de 1% para 1.839,06 dólares, a cotação mais baixa desde 14 de maio.

“É apenas uma reação instintiva inicial”, diz Edward Moya, analista sénior de mercado da Oanda, citado pela CNBC (conteúdo em inglês). Estas declarações foram feitas ontem [quarta-feira] e, nessa altura, o especialista já antecipava que o preço da onça pudesse cair até aos 1.830 dólares, o que está efetivamente a acontecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ouro cai 3% com previsão de subida de juros da Fed em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião