Portugal não vai ser “atapetado” de painéis solares

  • Lusa
  • 17 Junho 2021

“Cada dia que adiamos a instalação de projetos solares em Portugal é mais um dia que queimamos gás”, disse João Galamba. Objetivo "não é forrar o país de painéis, isso não vai acontecer”.

O Ministério do Ambiente desvalorizou os alertas de que os painéis fotovoltaicos prejudicam o ambiente e negou que o país vá ser “atapetado” de painéis solares.

“Estamos a falar de 18 mil hectares, é 0,2% do país. Não é forrar o país de painéis, isso não vai acontecer”, disse na Assembleia da República o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, durante um debate setorial dedicado às políticas do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

O secretário de Estado salientou que o país precisa de aproveitar a riqueza que é a energia solar. “Cada dia que adiamos a instalação de projetos solares em Portugal é mais um dia que queimamos gás”, afirmou.

João Galamba negou também que todos os projetos de produção de energia fotovoltaica sejam aprovados, explicando, como o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, fez também, que os projetos a partir de uma determinada dimensão terão de ser sujeitos a uma avaliação de impacto ambiental.

Os painéis fotovoltaicos, disse ainda o secretário de Estado, não provocam aquecimento dos locais onde são instalados e “se forem bem desenhados é possível compatibilizar projetos em larga escala com a defesa da biodiversidade e da natureza”.

A construção de todas as estruturas relacionadas com a energia solar será feita “com todo o cuidado ambiental”, garantiu também João Pedro Matos Fernandes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal não vai ser “atapetado” de painéis solares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião