Reunião da Fed abala Wall Street

As bolas dos Estados Unidos encerraram no vermelho, com os investidores desanimados com o resultado da reunião de política monetária da Fed.

Os investidores estavam à espera do fim da reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana (Fed), mas as conclusões não foram as mais animadoras. Apesar de o banco central ter decidido manter a política monetária, sinalizou uma subida das taxas de juro para 2023.

O índice de referência S&P 500 perdeu 0,53% para 4.223,90 pontos, acompanhado pelo tecnológico Nasdaq que desvalorizou 0,24% para 14.039,68 pontos. Pelo mesmo caminho seguiu o industrial Dow Jones que caiu 0,77% para 34.033,67 pontos. Depois de uma abertura modesta, os índices encerraram no vermelho, penalizados pela reunião da Fed.

O banco central terminou esta quarta-feira a reunião de dois dias, onde ficou decidido manter uma postura acomodatícia da política monetária até que as metas da inflação sejam alcançadas. Contudo, também se decidiu antecipar a subida de juros para 2023, sendo que a projeção anterior era de que esta mexida apenas iria acontecer em 2024.

“Não era isto que o mercado esperava”, diz James McCann, economista-chefe adjunto da Aberdeen Standard Investments, citado pela CNBC (conteúdo em inglês). “A Fed agora está a sinalizar que as taxas vão precisar de subir cada vez mais rápido… Essa mudança de postura estremece um pouco com as recentes alegações de que o recente aumento da inflação é temporário”, acrescenta.

As projeções para os aumentos nas taxas de juros prendem-se com uma melhoria na situação sanitária no país, deixando de fazer referência ao peso da crise sobre a economia. “O progresso na vacinação reduziu a propagação de Covid-19 nos Estados Unidos. Com esse progresso e forte apoio, os indicadores de atividade económica e de emprego fortaleceram-se”, sinaliza a Fed, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reunião da Fed abala Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião