Nas notícias lá fora: eleições francesas, Banco de Espanha e vacinas

  • ECO
  • 21 Junho 2021

Eleições reginais francesas registam níveis recorde de abstenção, com partidos de Macron e Le Pen a fracassar. Em Espanha, banco central paga apartamentos de verão para os funcionários.

As eleições regionais francesas são um dos destaques da atualidade internacional, tendo registado níveis recorde de abstenção que se traduziram em resultados aquém do esperado para Le Pen e Macron. Por Espanha, o banco central decidiu disponibilizar apartamentos para os funcionários passarem o verão — uma medida que custará quase um milhão de euros. Capas dos jornais são também marcadas pelo fecho do jornal de Hong Kong Apple Daily, que viu as contas congeladas devido a uma lei de segurança nacional. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Les Echos

Regionais em França com abstenção recorde são um fracasso para Le Pen e Macron

As eleições regionais em França foram um revés para a extrema-direita de Marine Le Pen, que obteve um resultado bastante mais fraco do que o previsto na primeira volta. O Reagrupamento Nacional de Le Pen não venceu em nenhuma das seis regiões das treze em que estimativas o apontavam como vencedor. Mas é o centro direita que lidera as eleições regionais, marcadas por uma abstenção recorde de mais de 66%. Destas eleições também Emmanuel Macron sai derrotado, pagando o preço da falta de implementação a nível local.

Leia a notícia completa no LesEchos (acesso condicionado, conteúdo em francês)

Cinco Días

Banco de Espanha paga quase um milhão de euros por apartamentos de verão de funcionários

O Banco de Espanha vai pagar quase um milhão de euros a quatro agências de viagens que vão colocar à disposição dos funcionários apartamentos na costa espanhola para o verão de 2021. Isto depois de ter cancelado a convocatória para 2020 devido à pandemia. O banco reservou quase 100 apartamentos de dois e três quartos de que os colaboradores poderão usufruir este verão, localizados em diferentes zonas do país.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Bloomberg

África do Sul planeia centro de transferência de tecnologia de vacinas da Covid-19

A África do Sul vai receber o primeiro centro de transferência de tecnologia de RNA mensageiro para inoculações da vacina contra a Covid-19, segundo um comunicado do presidente Cyril Ramaphosa. O projeto será anunciado pelo país, em conjunto com França e a Organização Mundial da Saúde, esta segunda-feira.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Reuters

Jornal de Hong Kong Apple Daily deverá fechar dentro de alguns dias

O jornal pró-democracia de Hong Kong, Apple Daily, será forçado a fechar “numa questão de dias”, depois de as autoridades congelarem os ativos da empresa sob uma lei de segurança nacional, segundo um assessor do proprietário Jimmy Lai, que está detido. A editora do jornal vai realizar uma reunião do conselho de administração para discutir como avançar depois das linhas de crédito serem congeladas, o que deixou a publicação com dinheiro apenas por “algumas semanas” para as operações normais.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

McDonald’s quer contratar 20 mil funcionários no Reino Unido e Irlanda

A cadeia de fast food norte-americana planeia abrir 50 restaurantes novos no próximo ano no Reino Unido e na Irlanda e, por isso, está a contratar 20 mil funcionários. Este processo de contratação acontece numa altura em que, segundo o Financial Times, há falta de mão-de-obra no setor da restauração dado que tanto o Brexit como a pandemia levaram muito imigrantes a sair do país. Este investimento da McDonald’s pretende beneficiar da retirada das restrições e do aumento do consumo à medida que a pandemia é controlada pelo processo de vacinação.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago e conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: eleições francesas, Banco de Espanha e vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião