Número de passageiros nos aeroportos nacionais cai 86% em abril

Aeroportos nacionais receberam cerca de 739.400 mil de passageiros em abril, menos 86% do que no ano passado.

Os aeroportos nacionais receberam cerca de 739.400 viajantes em abril, o equivalente a uma redução de 86% face ao mesmo mês do ano passado. A estimativa rápida publicada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) comprova o impacto que a pandemia continuou a ter no setor da aviação. Apesar de ter havido mais passageiros do que em março, quebra foi superior quando comparado com período homólogo.

Em abril, aterraram nos aeroportos nacionais 6.500 aeronaves em voos comerciais, menos 66,9% do que no período homólogo, que transportaram 739.400 pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, foram transportadas 14.000 toneladas, menos 18,2% do que em abril do ano passado, mês em que a pandemia estava em força no país.

– Aeronaves aterradas e passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais – diárioFonte: INE

Entre janeiro e abril de 2021, comparando com o mesmo período de 2020, foram movimentados 2,2 milhões de passageiros, o equivalente a uma quebra de 76,7%. O aeroporto de Lisboa movimentou 49,7% do total de passageiros (1,1 milhões) e registou um decréscimo de 79,8%. Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, Faro evidenciou o maior decréscimo entre janeiro e abril de 2021 (-87,8%).

O INE salienta ainda que, nos primeiros quatro meses do ano, o aeroporto do Funchal se manteve como terceiro aeroporto com maior movimento de passageiros neste período (173,0 mil; -71,0%), superando o aeroporto de Faro.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e abril de 2021, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguido da Suíça e da Alemanha.

(Notícia atualizada às 11h16 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos nacionais cai 86% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião