Queixas à Provedora de Justiça atingem “recorde absoluto” em ano de pandemia

  • ECO
  • 23 Junho 2021

As queixas apresentadas à Provedoria de Justiça dispararam 19% em 2020, comparativamente com o ano anterior, atingindo um "recorde absoluto". Mas a tendência de subida vem de trás.

O ano da chegada da pandemia foi de “recorde absoluto” nas queixas de serviços públicos apresentadas à Provedoria de Justiça, que dispararam 19% face ao ano anterior. Este dado foi avançado no Parlamento pela provedora Maria Lúcia Amaral, de acordo com o Dinheiro Vivo. Comparativamente com 2017 e 2016, registam-se aumentos de 48% e 68%, respetivamente.

“Cada ano que passa, a Provedoria de Justiça tem um recorde histórico de queixas apresentadas. No ano de 2020, temos um recorde absoluto desde a sua fundação há 46 anos”, disse Maria Lúcia Amaral na Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local. Para a provedora, existem “deficiências estruturais que se tornaram conjunturais por causa da pandemia”.

Segundo Maria Lúcia Amaral, “a grande dificuldade é no acesso à informação” pelos portugueses. A responsável apelou ainda a “uma reflexão conjunta” sobre o aumento crescente das queixas dos cidadãos de ano para ano. A Provedoria de Justiça tem a missão de defender os direitos dos cidadãos e na quinta-feira deverá entregar aos deputados o relatório anual da sua atividade em 2020.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queixas à Provedora de Justiça atingem “recorde absoluto” em ano de pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião