Economia portuguesa estabiliza na terceira semana de junho

O indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal estabilizou na semana terminada a 20 de junho, face à semana anterior.

A economia portuguesa estabilizou na semana terminada a 20 de junho, em comparação com a semana anterior. A conclusão resulta da leitura do indicador diário de atividade económica (DEI), atualizado esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

A 13 de junho, último dia da segunda semana do mês, o DEI apresentava uma leitura de 14,4. No domingo de 20 de junho, a última semana completa na série atualizada do BdP, que corresponde à terceira semana do mês, a leitura do DEI fixou-se em 14,9, uma melhoria marginal que se traduz numa estabilização efetiva.

Evolução do DEI:

Fonte: Banco de Portugal

O mesmo se passa para a taxa bienal do DEI, que apresenta a evolução efetiva da economia na era da pandemia em comparação com o período pré-Covid. Nesta análise — em que se acumula “a variação, em dias homólogos, para um período de dois anos”, no sentido de obter “a variação da atividade entre um determinado dia num ano face ao mesmo dia dois anos antes” — a tendência também foi de estabilização.

Evolução da taxa bienal do DEI:

Fonte: Banco de Portugal

O DEI é um indicador económico de alta frequência que permite medir o pulso à economia sem esperar pelas atualizações trimestrais do Produto Interno Bruto (PIB). Resulta da correlação de variáveis estatísticas como o tráfego rodoviário de veículos comerciais de passageiros nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h22)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia portuguesa estabiliza na terceira semana de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião