Mais de 11 mil professores com progressões de carreira em 2021
"Em 2021 progridem cerca 6 mil e 700 docentes para o 5º escalão e mais de 4 mil e 800 docentes para o 7º escalão", segundo sinaliza o Ministério da Educação.
Mais de 11.500 professores vão progredir ao 5º e 7º escalões da carreira docente em 2021. Já foi publicado, esta sexta-feira, o despacho que fixa o número de vagas para progressões referentes a estes escalões, às quais acrescem as vagas relativas aos docentes a quem seja adaptado o prazo do ciclo avaliativo.
“Em 2021 progridem cerca 6 mil e 700 docentes para o 5º escalão e mais de 4 mil e 800 docentes para o 7º escalão”, sinaliza o Ministério da Educação, em comunicado. Este número engloba tanto os docentes progridem automaticamente, por terem obtido Muito Bom ou Excelente no último ciclo avaliativo, como os que obtêm vaga.
O despacho tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2021, incluindo assim os docentes a quem sejam adaptados os prazos. Isto já que, devido às medidas extraordinárias face à pandemia e à suspensão das atividades letivas presenciais, “os prazos do ciclo foram adequados de forma a permitir o cumprimento dos requisitos de progressão, sem prejuízo para os docentes”.
Estas progressões são quase o dobro das registadas no ano passado, segundo destaca o ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues. Com o descongelamento das carreiras da Administração Pública, verificou-se a progressão de mais de quatro mil docentes em 2019 e mais de seis mil em 2020.
Tendo em conta o “universo dos docentes que reúnem as condições legalmente exigidas”, o número de progressões previstas para este ano “corresponde a 76% dos docentes que se encontram no 4º escalão e a 62% dos docentes que se encontram no 6º escalão“, acrescenta a tutela.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 11 mil professores com progressões de carreira em 2021
{{ noCommentsLabel }}