Sonae Capital coloca à venda de central de biomassa de Mangualde

  • ECO
  • 25 Junho 2021

A venda da central de biomassa situada em Mangualde pode render entre 75 a 100 milhões de euros à Sonae Capital. O Haitong Bank está a assessorar a empresa nessa operação.

A Sonae Capital decidiu colocar à venda a central de biomassa de 10MW de energia, situada em Mangualde, avança esta sexta-feira o Jornal Económico (acesso pago) e contratou o Haitong Bank para assessorar a operação. O banco de investimento está a apalpar o terreno no mercado e a convidar potenciais interessados a avançarem com propostas não vinculativas, pedindo que estas cheguem antes das férias de verão.

O jornal indica que fontes do mercado apontam para um valor entre os 75 e os 100 milhões de euros. Em 2017, a Sonae Capital, através da sua participada CapWatt, comprou a central de biomassa à sociedade Sonae Arauco “por um preço global de, aproximadamente, 0,9 milhões de euros (acrescido das disponibilidades), ações representativas de 90% do capital social e direitos de voto da Sociedade de Iniciativa de Aproveitamentos Florestais-Energia, S.A. (SIAF-Energia)”, lia-se num comunicado divulgado na altura.

Em 2020, a Sonae Capital foi afetada fortemente pela pandemia, tendo registado um prejuízo de 36,9 milhões de euros. A dívida financeira aumentou em quase 33 milhões de euros para os 173,9 milhões de euros. Recentemente, a empresa tinha dito que o negócio da energia, onde se inclui esta central da biomassa, tinha sido o mais resiliente durante a crise pandémica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Capital coloca à venda de central de biomassa de Mangualde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião