EDP, Galp e BCP penalizam bolsa. Lisboa cai pela terceira sessão

Bolsa de Lisboa fechou o mês de junho a cair quase 1%, perdendo terreno pela terceira sessão consecutiva. Os piores desempenhos desta quarta-feira pertenceram à EDP, Galp e BCP.

A bolsa portuguesa caiu pela terceira sessão consecutiva, penalizada pelos maus desempenhos da EDP, Galp e BCP, que caíram mais de 1%. O PSI-20, o principal índice português, fechou esta quarta-feira em baixa de 0,95% para 5.034,99 pontos, acompanhando as perdas que se registaram um pouco por toda a Europa.

Apenas quatro cotadas nacionais encerraram acima da linha de água, com a Corticeira Amorim a subir 1,73% para 10,6 euros. Pharol, Ramada e Novabase, empresas com menor peso no índice nacional, também registaram ganhos.

Do lado das perdas, a EDP teve a pior sessão: as ações da elétrica liderada por Miguel Stilwell recuaram 2,42% para 4,47 euros. A EDP Renováveis também desvalorizou 1,16% para 19,54 euros.

O setor da energia teve um mau dia. As ações da petrolífera Galp caíram 1,99% para 9,15 euros, isto apesar das cotações do barril do petróleo estarem em alta ligeira nos mercados internacionais. A REN, a gestora da rede elétrica nacional, deslizou 0,64%.

Outro peso pesado nacional, o BCP, também contribuiu para as perdas na bolsa: as ações do banco perderam 1,39% do seu valor.

Lá por fora, as perdas em Paris, Frankfurt, Madrid e Milão situaram-se à volta dos 0,9%. O índice Stoxx 600 cedeu 0,68%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP, Galp e BCP penalizam bolsa. Lisboa cai pela terceira sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião